No dia em que foi aberto o concurso para a elaboração do estudo prévio da ligação de Manteigas à A23, o secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas esteve em Aguiar da Beira para anunciar a construção da variante à vila e em Penamacor por causa da ligação à auto-estrada da Beira Interior.
Paulo Campos formalizou, na passada segunda-feira, a abertura do concurso público da variante a Aguiar da Beira na EN 229. A obra está orçada em 6,5 milhões de euros e será adjudicada pela Estradas de Portugal, em Março de 2009, prevendo-se que esteja concluída no segundo trimestre de 2010, segundo anunciou o governante. A via terá 3,7 quilómetros e está traçada entre Coja e Sequeiros, libertando de trânsito o centro de Aguiar da Beira. Fernando Andrade, autarca local, congratulou-se com o procedimento, uma vez que a variante é reclamada «há muito e implica maior conforto e segurança para quem circula, mesmo a pé, e mais rapidez para os veículos que atravessam o concelho vindos do Norte do país». O edil considerou ainda que a empreitada será uma «espécie de compensação» para um município que, em 2009 e pelo segundo ano consecutivo, «não tem um cêntimo inscrito no Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC)».
Em Penamacor, Paulo Campos também prometeu concretizar um anseio antigo, «desde 2002», recordou o presidente Domingos Torrão. Trata-se da requalificação da EN 346 entre a vila e a A23, numa extensão de 31 quilómetros, cujo concurso foi lançado na última segunda-feira. A empreitada custará 35 milhões de euros e vai eliminar várias curvas e atravessamentos de localidades, reduzindo em meia hora o acesso à auto-estrada. Os trabalhos deverão estar concluídos no segundo trimestre de 2010. Mais atrasada está a ligação de Manteigas à A23, via Benespera, cujo processo só agora vai arrancar com a abertura do concurso para a elaboração do estudo prévio, pelo preço-base de 200 mil euros. A nova estrada vai aproveitar a EN 232 até Valhelhas, surgindo depois uma nova via, de 12 quilómetros, até à Benespera, passando por Gonçalo. Custará cerca de 13,5 milhões de euros, sendo que o estudo prévio deverá estar concluído no segundo trimestre de 2010 e a obra arrancará em 2011.
Manteigas, um «problema de consciência»
«Como o Governo optou mal quando decidiu não fazer os túneis, isto é sinal de que há um problema de consciência no que diz respeito ao atravessamento de Manteigas», considera José Manuel Biscaia. O autarca serrano lamenta, no entanto, que a obra só deva ser uma realidade em 2011. «Nessa altura, nem ele será secretário de Estado, nem eu serei presidente da Câmara», garantiu, sustentando que o calendário escolhido para a empreitada é mau. «Até lá, Manteigas vai continuar encravada no meio da serra. A estrada para Gouveia e Coimbra é péssima e precisa urgentemente de ser sinalizada, o que vai custar 900 mil euros. A saída para os Piornos sempre foi má – mas parece que o estudo estará pronto em 2009 e o concurso será lançado no último trimestre desse ano, num investimento previsto de 5,5 milhões», acrescentou.
Irónico, José Manuel Biscaia declarou ainda que o secretário de Estado reiterou que «os túneis jamais» e que, no fundo, foi a Manteigas dizer que «não vai fazer nada, mas está a tratar disso. É como que um sintoma de uma campanha eleitoral antecipada». Na sessão, o autarca revelou ainda que a Estradas de Portugal está disponível para instalar na antiga Fábrica de São Gabriel o Museu Nacional das Estradas de Portugal.
Luis Martins