Arranca manhã o Gouveia Winter Jam 2008. Até domingo, a “cidade-jardim” recebe provas e espectáculos de snowboard, motocrosse e “dirt jumping” BTT, uma feira de montanha e a exposição “Polar Experience”.
O evento decorre no Centro Hípico e vai reunir alguns dos melhores praticantes internacionais destas modalidades, vários concertos e DJ sets. Ao princípio da tarde de sábado decorre a terceira etapa do Nacional de “dirt jumping” BTT, com os melhores “bikers” portugueses. Uma das novidades desta edição é o Open Ibérico de Snowboard, em que oito praticantes de Portugal defrontam outros tantos espanhóis numa “rail session” onde têm que executar as melhores manobras. Até ao fecho desta edição estavam confirmados os nomes de Diogo Patrocínio, Ricardo Pina, David Lopez e Fidel Alonso, entre outros. A rampa, com 30 metros de comprimento (mais seis de altura e cinco de largura), estará montada no domingo para que as crianças dêem os primeiros passos no esqui e o público em geral possa fazer “snowtubing”.
Ainda no domingo realiza-se uma prova de FMX – “freestyle motocrosse” com pilotos da Nova Zelândia e Inglaterra a executarem manobras de dificuldade extrema numa pista com 800 metros cúbicos de terra. Durante todo o Winter Jam, a feira de montanha apresenta várias marcas e empresas regionais ligadas a estes desportos. Já a exposição “Polar Experience” mostra um conjunto de fotografias do polaco Piotr Angiel sobre o degelo nas regiões polares.