Cerca de seis mil pessoas visitaram o castelo e a Aldeia Histórica de Marialva em Agosto, o que constitui o recorde de visitas à principal atracção turística do concelho da Mêda. Segundo o município, 10 por cento dos visitantes foram espanhóis e franceses.
Este registo é tanto mais significativo que, no total do ano passado, aquela localidade – cujo núcleo amuralhado, classificado Monumento Nacional, está desabitado há várias décadas – foi procurada por 8.513 pessoas. «Estes dados são o resultado do esforço desenvolvido pela autarquia na divulgação e promoção do nosso património monumental, cultural e paisagístico», afirma João Mourato. Nesse sentido, o presidente do município recorda que a Câmara formou guias para visitas ao castelo e produziu material para venda e outras lembranças, entre as quais faianças, pequenas recordações, folhetos e livros.
Em preparação está ainda uma exposição intitulada “Marialva vista pelos Artistas”, que ficará patente ao público no Posto de Turismo, para “dinamizar a actividade criativa e contribuir para que Marialva e o seu património sejam divulgados e conhecidos”, refere.
A elaboração de um roteiro actualizado, com informações sobre o castelo, a História de Marialva e dados úteis, é outro dos projectos da autarquia que deverá ficar pronto «a curto prazo», anuncia o edil. Os mais de seis mil visitantes foram registados no Posto de Turismo, entregue à Câmara pelo ex-Instituto Português do Património Artístico e Arqueológico em Abril passado. «Antes, a afluência de visitantes não era divulgada, o que impediu uma real visão e dimensão do seu número», refere a autarquia.