O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) volta a organizar, no dia 23, mais uma acção de limpeza na área da Torre. A actividade é gratuita.
Com esta iniciativa, aquela instituição de Seia pretende sensibilizar os participantes, os visitantes que nesse dia estejam no ponto mais alto do continente, as entidades oficiais e as empresas com responsabilidades na zona para «a necessidade de adoptarem medidas para a preservação ambiental do local mais emblemático da Serra». Como habitualmente, os detritos recolhidos serão separados e enviados para a Estação de Transferência de Seia e para o Eco-centro de Seia. No ano passado, o CISE contou com a ajuda de cerca de uma centena de voluntários, que recolheram um total de 920 quilos de resíduos na Torre e área envolvente.
Foram, sobretudo, sacos de plástico, latas de bebidas, pilhas, garrafas de vidro, restos de trenós, latas de tinta, bobinas de cabos eléctricos, ferros, arame farpado, pedaços de madeira e até um frigorífico. Na sua grande maioria, os materiais recolhidos foram utilizados pelos visitantes e deixados no local durante a época de Inverno. Em 2006, os participantes recolheram 1.200 quilos de lixo. Este ano, os interessados têm encontro marcado no CISE, pelas 10 horas, ou na Torre.