Arquivo

Barca d’Alva volta a receber Mundial de Motonáutica

Actual campeão do mundo de Fórmula 4 vai estar presente na competição deste fim-de-semana

Barca d’Alva, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, volta a ser o palco, este fim-de-semana e pelo terceiro ano consecutivo, de mais uma jornada do Campeonato do Mundo de Motonáutica em Fórmula 4. À semelhança dos anos anteriores, o Grande Prémio de Figueira de Castelo Rodrigo vai contar com a participação dos melhores pilotos da actualidade, oriundos dos mais diversos pontos do globo, incluindo o actual campeão do Mundo, o inglês Mark Williams.

A Federação Portuguesa da modalidade e o município local esperam proporcionar aos milhares de espectadores esperados em Barca d’Alva «um fim-de-semana repleto de emoções fortes, num momento em que a aldeia duriense se afirma como forte referência do calendário motonáutico». Com esta iniciativa, a autarquia quer fomentar a prática dos desportos náuticos e, sobretudo, realçar as potencialidades do concelho, dando a conhecer o seu vasto património paisagístico, histórico, arquitectónico e ambiental, bem como a sua gastronomia, contribuindo também para o desenvolvimento turístico regional. Luís Miguel Ribeiro, actual Campeão Nacional, bem como Pedro Fortuna, outro piloto bastante experiente, têm a sua presença assegurada, aguardando-se ainda a confirmação de Diogo Gonzaga Ribeiro e Paulo Raposo, duas jovens promessas nesta classe de competição, que poderão fazer a sua estreia em provas internacionais, bem como do conhecido piloto de ralis, Pedro Ortigão. O sábado está reservado para os treinos livres e cronometrados, a partir das 15h30. Já no domingo, a corrida da Fórmula 4, cujos barcos podem atingir os 170 Km/h, começa pelas 17 horas, devendo os pilotos cumprir 36 voltas ao circuito montado no Rio Douro.

No programa deste evento está ainda integrada a quinta jornada do Campeonato Nacional de Motonáutica, nas classes PR 750 (semi-rígidos) e T 750 / T 850 (monocascos). Nos PR 750, destaque para mais uma presença do jovem de Figueira de Castelo Rodrigo, Luís Carlos Guerra (Associação Douro e Águeda), apoiado pelo município, que se iniciou na modalidade através da Fórmula Futuro – classe de Iniciação/Formação para jovens dos 8 aos 16 anos – e que tem primado pelo bom desempenho nas provas do Campeonato. Vindos de Espanha, Santiago Lopez e Guillerme Pujadas irão reforçar a competitividade nos T 850 e tentar contrariar a invencibilidade do actual detentor do título, Filipe Carvalho, que até à data ganhou todas as provas. Já nos T 750, António Couto e Alain Thiriart serão os principais protagonistas do duelo pelo lugar mais alto do pódio. A primeira manga dos PR 750 está agendada para as 11h30 de domingo e durante todo o dia será possível assistir a mais corridas.

Sobre o autor

Leave a Reply