Arquivo

Desenvolvimento na zona raiana em debate na Guarda e Bejar

Iniciativa do CEI reúne especialistas e alunos dos dois lados da fronteira

Começou ontem o 8º curso de Verão do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), sobre “Desenvolvimento Sustentável nos Territórios de Fronteira: Estratégias e Perspectivas”.

Até sábado, investigadores, docentes e alunos de Portugal e Espanha encontram-se para «aprofundar o debate sobre o desenvolvimento das regiões transfronteiriças, as perspectivas de futuro, bem como estudar a importância do papel das redes de cooperação nesta área». Estão previstas várias comunicações, painéis de debate e alguns trabalhos de campo, de forma a conjugar as vertentes teórica e prática do tema. Rui Jacinto, da Universidade Coimbra, e José Luís Alonso e Valentín Cabero Diéguez, da Universidade de Salamanca, têm a seu cargo a coordenação científica do curso, que é creditado por esta universidade espanhola no âmbito dos cursos extraordinários.

Em discussão vão estar temas como “Valorização das paisagens e recursos naturais”, “Conservação do Património e Desenvolvimento em pequenos núcleos urbanos”, “Bases económicas industriais nos núcleos fronteiriços”, “Iniciativas de Educação e Investigação Ambiental”, “Agenda 21 Local: balanço e novos projectos”, “Gestão Ambiental Municipal” e “Novas propostas de governação e desenvolvimento sustentável”. Na componente prática estão previstos vários trabalhos de campo e visitas à Quinta da Maúnça e Serra da Malcata (no distrito da Guarda), à Serra de Bejar e de França, El Navazo e Rota das Fábricas (em Espanha). Na próxima quinta-feira, em Bejar, será ainda inaugurada a exposição “Transversalidades”, no Centro de Cultura San Francisco, e ficará patente até 14 de Julho. As inscrições e informações adicionais podem ser encontradas em www.cei.pt.

Sobre o autor

Leave a Reply