A praia fluvial de Aldeia Viçosa, no concelho da Guarda, quer superar os 60 mil banhistas que o espaço registou no ano passado. Esta ambição foi revelada pelo presidente da Junta de Freguesia na última sexta-feira, dia em que foram içadas, pelo segundo ano consecutivo, as Bandeiras Azul e de Praia Acessível.
Baltazar Lopes frisou que a Aldeia Viçosa é a «única» praia fluvial do distrito contemplada com Bandeira Azul e uma das cinco que foram distinguidas com aquele galardão em todo o país. Em 2009, o autarca espera manter as duas bandeiras numa praia que «já é uma referência a nível nacional» e «uma das cinco melhores do país» e que dispõe de «tudo o que é necessário para o continuar a ser». A época balnear abriu a 1 de Junho e o acesso à praia tem sido «relativamente médio, pois o tempo não esteve muito bom», mas com a vinda em força do calor são esperados muitos banhistas este Verão de modo a “bater” os 60 mil do ano passado. Com o intuito de melhorar e aumentar a oferta da praia, a Junta espera ter em funcionamento já no próximo ano o projecto que permitirá ondulação nas águas da praia: «Começou como um sonho, mas se calhar daqui a um ano quando estivermos a içar a terceira Bandeira Azul teremos oportunidade de ver ondas no rio», realçou, adiantando que o projecto está a ser estudado por uma empresa espanhola.
Baltazar Lopes salientou a importância de «dar boa qualidade aos banhistas», até porque «se as pessoas puderem usufruir de uma praia fluvial com ondas no interior do país será um chamariz ainda muito maior», cuja entrada custa um euro, excepto para os naturais e residentes. Também para o ano, a Junta pretende aumentar o espaço do parque de lazer que conta actualmente com cerca de dois hectares, especialmente criar um parque de estacionamento «maior», uma vez que essa é uma «grande lacuna» que o equipamento apresenta, fazendo com que, em certos fins-de-semana, algumas pessoas «tenham que deixar os carros a quase um quilómetro», o que se torna um «incómodo».
Por seu turno, Joaquim Valente, que esteve na cerimónia do hastear das bandeiras, elogiou uma praia fluvial «distinta de todas as outras», salientando que a Bandeira Azul «é um símbolo que muitos perseguem mas não conseguem». Por outro lado, a Bandeira de Praia Acessível é «ainda mais importante» uma vez que é «direccionada para pessoas que têm alguns constrangimentos». O presidente da Câmara da Guarda classificou a praia fluvial de Aldeia Viçosa como um local «paradisíaco» e um «santuário ambiental», elogiando o facto de ser uma das duas praias da Região Centro que apresenta as duas bandeiras. Já Aires Almeida, em representação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), realçou a necessidade de se «continuar a gerir estes símbolos europeus de uma maneira correcta».
Ricardo Cordeiro