Arquivo

Um golo que “nasceu” do céu

Fornos garantiu vitória no terreno do Mileu no último minuto e manteve vantagem sobre adversários mais directos

“Estrelinha de campeão” teve o Fornos na deslocação à Guarda, no passado domingo, na visita ao reduto do Mileu, onde só garantiu a vitória no último minuto da partida. O líder do campeonato termina assim a primeira volta do Distrital com quatro pontos de vantagem sobre o Aguiar da Beira e cinco sobre Mêda e Foz Côa.

Numa tarde péssima para a prática do futebol, em que a chuva deixou o pelado muito pesado e cheio de lama, as duas equipas sentiram bastantes dificuldades para assentar jogo e sair em ataque organizado. Tanto assim que no primeiro golo da partida, apontado por Cardoso, o avançado beneficiou do facto da bola ter ficado presa no terreno, enganando os defensores contrários. Após uma jogada de insistência e de força pela direita, o jovem fornense entrou na área e, na zona frontal, atrapalhou-se com o esférico, mas conseguiu atirar forte e colocado, sem hipóteses para Matos. Até ao final da primeira parte, o Mileu tentou reagir, só que o melhor que conseguiu foi um cabeceamento desastroso de Bill já no minuto 45 em plena pequena área. O lance terá servido para “acordar” a equipa da Guarda, que entrou na segunda metade com uma atitude completamente diferente da primeira.

Tanto que alcançou a igualdade logo no reatamento. Reposição da bola em jogo com Gaspar a fazer uma excelente abertura para João Almeida, que ganhou posição a Fábio Matos antes de rematar rasteiro por entre as pernas de Inácio. A chuva deu descanso e passados apenas dois minutos, o guardião do Fornos negou o golo ao recém-entrado Zézé, a cabecear sozinho com muito perigo. O líder entrou muito mal no segundo tempo e só sacudiu a pressão aos 53’, quando Cardoso apareceu em boa posição a rematar para defesa com os pés de Matos. No entanto, logo de seguida, o Mileu dispôs de mais uma boa ocasião, só que o remate de Fred saiu perto do poste direito. A partida estava muito mexida e Matos foi novamente chamado a intervir após cruzamento/remate de Roberto. Passados estes 10 minutos, a partida decaiu de emoção e só voltou a animar no último quarto de hora, quando o Fornos intensificou a pressão em busca da vitória.

Aos 84’, Bruno Costa ainda marcou, mas o lance foi prontamente anulado por indicação do árbitro assistente que assinalou posição irregular ao extremo. Volvidos dois minutos, as equipas ficaram a jogar 10, após expulsões de Ricardo e Artur, que se agrediram. Até que aos 94’, no último dos quatro minutos de desconto concedidos pelo árbitro, o ainda júnior Costa não despachou a bola à entrada da grande área, carregando depois Bruno Costa em falta. Chamado a cobrar o livre, Fábio Nascimento rematou e beneficiou do desvio que a bola sofreu ao bater na cabeça de um jogador do Mileu para enganar Matos e marcar. Bom trabalho do trio de arbitragem, comandado por Paulo Brás, que merece o benefício da dúvida no lance do golo anulado aos visitantes.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply