A curta-metragem “Percebes”, da belmontense Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, está entre as quinze curtas finalistas da 97ª edição dos Óscares, em 2025, revelou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Depois de ter sido premiado em junho deste ano no Festival de Cinema de Annecy, o filme realizado por Laura Gonçalves, em conjunto com Alexandra Ramires, está agora na “shortlist” para a categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação. “Percebes” concorre com filmes como “Origami”, “A Bear Named Wotjek” ou “In the Shadow of the Cypress”. Trata-se de um documentário animado em aguarela e digital, sobre o ciclo de vida dos percebes no contexto da apanha no Algarve. A curta decompõe-se depois em subtemas como a relação dos habitantes locais com o mar, o turismo e o desordenamento da costa portuguesa.
A animação já participou em dezenas de festivais internacionais, tendo arrecadado mais de uma dezena de prémios, incluindo o Prémio Cristal de Melhor Curta-Metragem do Festival de Annecy, em junho de 2024. A lista final de nomeados para os Óscares é votada pelos membros da Academia entre 8 e 12 de janeiro de 2025. As nomeações são reveladas a 17 de janeiro.