A Associação Verde vai mapear as árvores de grande porte que existem nos concelhos de Fornos de Algodres, Manteigas, Sabugal e Seia.
A Associação Verde trabalha na preservação e regeneração de árvores de grande porte, as quais chamaram de “Gigantes Verdes”. O trabalho desta entidade começou em 2021, em Lousada, distrito do Porto, e nesse mesmo concelho foram identificadas 7.400 árvores de grande porte. Agora a equipa prepara-se para trabalhar no distrito da Guarda.
E nos 10 novos concelhos onde a Verde vai atuar (Penafiel, Paredes, Valongo, Gondomar, Felgueiras, Paços de Ferreira, Seia, Manteigas, Fornos de Algodres e Sabugal), os membros da Associação querem identificar pelo menos 7.500 árvores num prazo de um ano.
Para além de mapear as árvores de grande porte, no primeiro trimestre do próximo ano a Associação Verde vai realizar ações de capacitação nos concelhos em que trabalha, e organizar caminhadas cujos percursos passam por locais onde estão árvores de grande porte identificadas pela equipa da Associação Verde.