A Residência Sénior Don António, em Peraboa, no concelho da Covilhã, está a desenvolver um projeto de musicoterapia com os residentes com o objetivo de estimular a sua «criatividade e a socialização».
Sob a direção do maestro e professor Alexandre Pontes, os residentes da Don António, «alguns com mais de 80 anos e uma com mais de 100», estão há um ano a aprender a «tocar instrumentos musicais», numa atividade que desafia os utentes a «ultrapassar os limites do que é possível, acrescentando novas notas às suas vidas», segundo adianta a organização numa nota enviada a O INTERIOR. Na passada segunda-feira, a instituição recebeu a visita da fadista Raquel Maria, cuja voz se juntou aos instrumentos tocados pelos residentes para interpretar temas como “Chapéu Preto” e “Eu ouvi um passarinho”.
A tocar cavaquinho estiveram Maria Calvário, Maria José Barbosa, Ana Hilário, Fernanda Duarte, Manoela Saraiva, Maria de Jesus Palma e Helena Antôno. As precursões foram asseguradas por Maria Teixeira, João Rosa e Isilda Antunes e o bombo ficou a cargo de João Farromba.