Região

Misericórdia de Seia e Mutualista da Covilhã vencem Prémio Seniores BPI Fundação “La Caixa”

Mis
Escrito por ointerior

A Misericórdia de Seia foi uma das vencedoras do Prémio Seniores BPI Fundação “La Caixa”.
O projeto galardoado designa-se “VAMOS – Cuidar em Demência” e consiste na intervenção domiciliária personalizada para seniores com demência. Segundo a instituição, o objetivo é intervir diretamente sobre as necessidades de prestação de cuidados de pessoas com demência através da estimulação das competências cognitivas dos doentes. A finalidade é «melhorar a qualidade de vida e retardar a deterioração cognitiva e mental destas pessoas», adianta a Misericórdia numa nota enviada a O INTERIOR. O apoio de 30 mil euros conseguido com o prémio BPI Fundação La Caixa será destinado à realização de visitas semanais pela equipa multidisciplinar do projeto e que é constituída por uma neuropsicóloga, uma Assistente Social, um Fisioterapeuta, um Enfermeiro, uma Terapeuta Ocupacional e uma Terapeuta da fala.
O prémio foi entregue na passada quinta-feira, no Porto. Também a Mutualista da Covilhã foi galardoada graças ao projeto “Alô!… 275”, na área do combate ao isolamento social e prevenção da saúde mental e que vai envolver voluntários dos núcleos estudantes da Universidade da Beira Interior. Estes jovens vão acompanhar os idosos «em atividades diárias, rotineiras e didáticas, fortalecendo os laços comunitários e promovendo a intergeracionalidade», refere a instituição numa nota de imprensa enviada a O INTERIOR. O prémio vai permitir à instituição implementar a iniciativa no terreno, o que deverá acontecer «ainda este mês», disse Fernando Alexandre, do Conselho de Administração da Mutualista da Covilhã, citado na mesma nota
O “Alô!…275” é o quinto projeto da Mutualista da Covilhã apoiado pelo BPI e a Fundação La Caixa nos últimos anos, sendo ainda o 22º prémio nacional recebido pela IPSSS na última década.

Sobre o autor

ointerior

Leave a Reply