Região

Gestão do Story House de Vila Nova de Foz Côa a concurso

Dsc07695
Escrito por Efigénia Marques

O município de Vila Nova de Foz Côa abriu o concurso público para a concessão e gestão do Foz Côa Story House, uma unidade hoteleira localizada no centro histórico da cidade.
A reabilitação do edifício, conhecido por Casa dos Almeidas, representa um investimento de 2 milhões de euros por parte da autarquia e transformou o espaço num hotel rural de quatro estrelas. O valor do procedimento para a concessão é de 1.500 euros, mais IVA, por mês. João Paulo Sousa, presidente da Câmara fozcoense, considera que o projeto é uma forma de «atrair gente ao território», pelo que o Story House poderá ser um «complemento de dormidas e restauração, que é o que a região mais precisa». A unidade tem «uma loja onde se pode divulgar produtos locais e endógenos, como o vinho, azeite, xisto e a amêndoa, um “wine bar”, duas salas de restauração, uma sala de reuniões onde se podem desenvolver negócios e ainda uma sala de exposições», para além dos 10 quartos. Alberga ainda um centro interpretativo dedicado à história do concelho revisitada com conteúdos interativos.
«Com este projeto, o município quer ir ao encontro das lacunas que sentimos na área das dormidas», apostando no «investimento privado neste setor», acrescentou o autarca. O Story House resulta também de um «projeto de arquitetura muito interessante, numa aposta que «tem sido apanágio do executivo», realça. «É mais um edifício com beleza arquitetónica na região», constata João Paulo Sousa, recordando que das oito edições dos Prémios de Arquitetura entregues pela CCDR Norte, o município de Foz Côa «já arrecadou quatro». O autarca quer, agora, que a unidade hoteleira «comece a funcionar», pelo que espera o aparecimento de interessados na gestão e exploração do Story House, cuja construção foi cofinanciada em 400 mil euros através do programa Valorizar, destinado à valorização do setor do turismo no interior de Portugal.
O projeto foi elaborado pelo gabinete de arquitetura de José David Silva, de Moimenta da Beira, e resultou de um concurso de ideias promovido para o efeito pelo município.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply