O demagogo é o indivíduo que usa a retórica como forma de persuadir o povo a seguir os seus ideais populistas. Assente na ignorância e tentando despertar emoções, este sofista, que declara sempre um inimigo para atacar, tenta explorar a democracia, sacrificando os valores que a suportam. Ao contrário do democrata, o demagogo procura atingir os seus próprios interesses por meio de uma conduta autoritária e desrespeitosa para com as leis em vigor. A ameaça, o incitamento ao ódio e à violência, o discurso inflamado, a manipulação e a mentira são alguns dos fatos que vestem esta figura.
Os demagogos não são apenas aqueles que aparecem nos canais de televisão a interromper debates numa repetição de frases simples, muito alto e muitas vezes, ou a procurar as câmaras de filmar para mostrar papéis impressos com gráficos, fotografias ou notícias fora de contexto; aqueles que querem uma raça feita à sua imagem e semelhança, quando julgo que até os próprios teriam vergonha da sua imagem – se a vissem – e da dos seus semelhantes; os que querem um país exclusivo para os portugueses de bem e nem sequer sabem o que é, afinal, o bem, nem tão pouco conhecem as emigrações de que o povo português é feito; os que descem a Avenida da Liberdade com faixas de repúdio aos imigrantes, quando são esses mesmos imigrantes a contribuir para as reformas daqueles que cospem ódio sobre todos os que não são iguais. Os demagogos são estes e são mais.
São também aqueles que mentem à população para que a população tenha pena deles, os que se vitimizam para esconder a culpa. Os que dizem que não os deixam governar, para não serem responsabilizados pela sua má governação. Os demagogos são os que preferem a opacidade à transparência, os que levam para o recato assuntos que deveriam ser públicos. Fogem da verdade como o diabo da cruz.
Os demagogos são também aqueles que procuram mediatismo e benefícios pessoais e que, depois de serem eleitos, conseguem prejudicar quem os elegeu, na primeira oportunidade. Os demagogos querem protagonismo, mas não são capazes de enfrentar as suas ações quando estas são desmascaradas, silenciam-se e bombardeiam, de seguida, exaltando outro facto para fazer esquecer o primeiro.
Os demagogos prejudicam gravemente as sociedades. Não nos deixemos enganar por tais embustes.
É da natureza do demagogo
“Os demagogos querem protagonismo, mas não são capazes de enfrentar as suas ações quando estas são desmascaradas, silenciam-se e bombardeiam, de seguida, exaltando outro facto para fazer esquecer o primeiro.”