A UPIR – Unidade Portuguesa de Intervenção e Resgate está desde segunda-feira na zona de Albergaria-a-Velha e Arouca. A Unidade sediada na Guarda foi acionada para ajudar na evacuação de cinco aldeias ameaçadas pelas chamas. Igor Cardoso, voluntário da unidade, conta que para a zona de Aveiro a UPIR «levou duas viaturas com 7 operacionais» e mais tarde juntou-se à equipa mais «um veículo da unidade com 4 operacionais».
Aquando da intervenção da UPIR já não havia necessidade de resgatar animais, mas «cinco minutos depois de termos chegado ao terreno a ordem dada pela Proteção Civil foi para evacuar cinco aldeias».
Depois disso a UPIR foi acionada para Arouca, para onde levaram «mantimentos que foram chegando por empresas e populares para entregar aos bombeiros», explica Igor Cardoso.
Além de apoiar as populações e os bombeiros, o grupo de resgate está também a dinamizar uma recolha de bens essenciais e de mantimentos para levar para as zonas afetadas pelos incêndios que não dão tréguas no distrito de Aveiro. «No fim-de-semana a UPIR vai sair com duas viaturas para distribuir mantimentos aos populares que ficaram prejudicados nestes incêndios».