Mais de 5.900 professores do ensino básico e secundário vão receber este mês o acerto salarial pela recuperação do tempo de serviço congelado, que vai prolongar-se por quatro anos, anunciou o Ministério da Educação.
Terminado o prazo (às 23h59 de domingo) para a validação de informações por parte dos docentes e das escolas, a tutela confirmou que 5.924 professores têm os seus processos concluídos. À mesma hora, 2.088 processos estavam validados pelos professores e estão, agora, a aguardar a confirmação pelo diretor da escola.
Há ainda 6.627 processos lançados pelas escolas à espera de validação por parte dos docentes, segundo o Ministério, adiantando que estes números deverão subir de forma acentuada ao longo deste mês , com o arranque do ano letivo.
No total, até às 23h59 de domingo, 76.809 docentes acederam à plataforma para reconhecimento do tempo de serviço congelado. «No caso dos processos que venham a ser concluídos a partir de hoje, os docentes receberão pelo novo escalão no mês seguinte à conclusão de todos os procedimentos, estando garantido o pagamento de retroativos com efeitos ao mês de setembro», é referido na nota divulgada pelo gabinete de Fernando Alexandre.