A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo vai atribuir um apoio anual aos produtores de gado do concelho, afim de incentivar a prática da pecuária e diminuir também os efeitos do aumento de custos no setor. A autarquia estima que este investimento anual ultrapasse os 60 mil euros.
A autarquia afirma que os apoios serão atribuídos «mediante apresentação de candidatura», que poderá ser realizada a partir de segunda-feira, dia 2 de setembro, onde os interessados terão que «preencher os requisitos estipulados no Regulamento Municipal», estando disponível toda a documentação necessária nos serviços administrativos da autarquia. A Câmara Municipal salienta que as comparticipações são a «fundo perdido», sendo os «montantes dos apoios»: dez euros por cada animal bovino; três euros por cada ovino e caprino e, três euros e cinquenta cêntimos por cada ovino da raça Churra da Terra Quente, que é uma espécie «praticamente extinta e que se tenta, assim, proteger».
Segundos a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, existe no concelho mais de 16 mil cabeças de gado ovino, de 150 produtores, e 3 mil cabeças de gado bovino, de cerca de 60 produtores.