A partir de setembro, o município da Guarda diz que vai haver «melhorias na rede de transportes urbanos», neste caso nos STUG – Serviço de Transportes Urbanos da Guarda.
O sistema de informação em Tempo Real, segundo o presidente da Câmara da Guarda «já está em pleno funcionamento» e, neste momento, estão a ser substituídos «15 abrigos de passageiros nas paragens de autocarros para melhoria das condições». Aquando da substituição, serão colocados nas paragens de autocarro os «horários, passando a não existir distinção entre o período escolar e o não escolar».
Nos percursos também vai haver ajustes. Segundo o autarca guardense, Sérgio Costa, na «Linha 1, entre a “Escola Carolina Beatriz Ângelo” e as “Lameirinhas”, haverá um prolongamento nos dias úteis desde a paragem “Rasa” até à “Carolina Beatriz Ângelo”, com o objetivo de reforçar o serviço junto desta escola e de modo a permitir, pela manhã, a chegada de passageiros ao IPG nesta linha». Para além disso, nas Linhas 4 e 6 também há alterações: «os autocarros passam a ter os mesmos horários todos os dias úteis, todo o ano».
Na reunião quinzenal do executivo, esta segunda-feira, o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, anunciou ainda que, no âmbito do “Mês da Mobilidade” vai realizar-se, nos dias 17 e 18, no Grande Auditório do TMG a Conferência Nacional “Mobilidade Integrada – Eixo Beira Interior” da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes – uma parceria entre as Câmaras da Guarda, Belmonte, Covilhã, Fundão e Castelo Branco.
E Sérgio Costa conclui que «uma rede de transportes mais abrangente e melhorada é sinónimo de qualidade de vida e permite o menor uso de automóvel pessoal na cidade».