Sociedade

Sacadura Cabral promovido a contra-almirante a título póstumo

Almirantes2
Escrito por Efigénia Marques

O piloto Sacadura Cabral, que protagonizou com o navegador Gago Coutinho a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, foi promovido, a título póstumo, ao posto de contra-almirante, anunciou a Marinha.
«O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, homologou a promoção por distinção a título póstumo ao posto de Contra-almirante do Capitão-de-fragata Artur de Sacadura Freire Cabral. A proposta de promoção foi efetuada por deliberação do Conselho de Chefes de Estado-Maior, sob proposta do Chefe de Estado-Maior da Armada, e aprovada por despacho do ministro da Defesa Nacional», lê-se num comunicado enviado à imprensa. A Marinha realça que Sacadura Cabral ficou «intimamente ligado à aviação naval», descrevendo-o como um «oficial temerário, e um hábil piloto» que em 1922, «juntamente com Gago Coutinho executa com sucesso a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro, feito épico que os catapultou para as páginas da História de Portugal e da aviação mundial».
«No ano em que se cumprem 100 anos do seu desaparecimento, no cumprimento de uma missão, esta promoção, a título póstumo, a contra-almirante é a mais singela homenagem a um militar da Marinha, que, se não tivesse desaparecido prematuramente, a sua promoção ao almirantado surgiria de forma natural, tais as qualidades por si demonstradas e desempenho até então», lê-se no comunicado. Artur de Sacadura Freire Cabral nasceu em 23 de maio de 1881, em Celorico da Beira, e faleceu no Mar do Norte, a 15 de novembro de 1924.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply