Política

Monteirinho quer «ganhar a Câmara da Guarda» em 2025

Monteirinho
Escrito por Sofia Pereira

Sem surpresas, António Monteirinho foi reeleito na presidência da concelhia socialista da Guarda com 80 votos, 4 nulos e 4 abstenções. As eleições decorreram na sexta-feira, entre as 17 e as 22 horas, tendo votado 88 dos 151 militantes em condições de o fazer.
À frente de uma lista única, o líder reconduzido destacou ter havido «60 por cento dos votos», pelo que «não foi excelente, porque ambicionávamos que votassem mais pessoas, mas foi uma boa votação». No entanto, para António Monteirinho, com este resultado, os militantes guardenses passaram à nova equipa da secção local do PS «um atestado para poder atuar em seu nome nas próximas eleições». E o principal objetivo «é ganhar a Câmara Municipal da Guarda para o PS», pelo que o dirigente e antigo deputado na Assembleia da República está agora focado em «construir uma alternativa credível e uma equipa capaz, que possa ir ao encontro das ambições dos guardenses».
Nesse sentido, a nova comissão política concelhia tem como missão «escolher o próximo candidato» à Câmara nas eleições autárquicas de 2025 e, «com certeza, que o processo será diferente dos que ocorreram no passado», considera António Monteirinho, que remete para «o início do Outono» o anúncio do cabeça de lista socialista na Guarda.
A nova comissão política concelhia acredita que o PS é capaz de «voltar a engrandecer a Guarda» para que a cidade mais alta seja um «farol nesta região, mas também no país». Na Covilhã, o vencedor foi José Maria Rosa, que assume a presidência da concelhia local após ter sido eleito numa lista única que obteve 320 votos, tendo-se registado seis votos brancos e dois nulos.

Conheça os dirigentes eleitos nas concelhias do distrito da Guarda

Dez das catorze concelhias do Partido Socialista no distrito da Guarda foram chamadas a votar, na sexta-feira. Em causa estava a escolha do presidente das Comissões Políticas.
Em Almeida foi reeleita Tânia Martinho, em Celorico da Beira continua José Albano e em Figueira de Castelo Rodrigo mantêm-se em funções Telma Mano. Já em Fornos de Algodres inicia o mandato Tiago Andrade, em Gouveia foi eleito Ricardo Monteiro, na Guarda mantém-se António Monteirinho e na Mêda assume funções Luísa Peneda. Luciano Ribeiro foi reeleito em Seia, Bruno Veiga em Trancoso e Carlos Correia venceu em Vila Nova de Foz Côa. Em Aguiar da Beira, Manteigas, Pinhel e Sabugal não houve eleições e, segundo o vice-presidente da Federação Distrital do PS, Cláudio Rebelo, «mantêm-se em funções os atuais presidentes». Nestas secções será «expectável» que as eleições se realizem «no próximo mês de setembro». Já as eleições para a Federação vão realizar-se em meados desse mês. A Comissão Política Distrital da Guarda vai «reunir até ao final do mês» para «aprovar o regulamento e a data da eleição», adianta o dirigente.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply