A Unidade Local de Saúde da Guarda entregou 14 viaturas elétricas a unidades funcionais de todos os concelhos da área de intervenção para a prestação de cuidados de apoio domiciliário. João Barranca, presidente do Consellho de Administração da ULS da Guarda, explica que o objetivo é que a instituição vá ao encontro dos utentes, sobretudo dos que não têm condições para se deslocar aos serviços de saúde. «O distrito da Guarda é dos mais envelhecidos a nível nacional e este é um projeto que visa reforçar o apoio domiciliário e também dar melhores condições de trabalho aos profissionais».
O presidente do CA nota que a ULS da Guarda dispõe de poucas viaturas e muitas dela estão em estado avançado de desgaste .«Temos de ter profissionais capazes, mas também temos de ter viaturas que dêem condições de segurança e logísticas», argumentou.
O investimento abrange todos os concelhos da área de intervenção da ULS, sendo que no caso da Guarda foram entregues duas viaturas. Os veículos foram adquiridos no âmbito de uma candidatura da ULS ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no valor de 561 mil euros.
A ULS da Guarda assegura a prestação de cuidados de saúde em 13 concelhos do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa), num total de cerca de 140 mil habitantes. Integra os hospitais da Guarda e de Seia.