Foi lançado na sexta-feira o cabaz do Núcleo PROVE em Trancoso, durante o I Encontro Regional – 3C PROVE, que decorreu na Trancoso INVEST. O projeto tem o apoio da Raia Histórica – Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira, que foi a anfitriã do evento.
O cabaz contém legumes e frutas de produtores locais que a população pode adquirir semanalmente, sendo a ideia do projeto estabelecer uma relação de proximidade entre o consumidor e o produtor local. Atualmente, a iniciativa envolve apenas um parceiro do concelho de Trancoso, a Agrotamanhos, no entanto, a associação Raia Histórica afirma ter planos para alargar o projeto a mais produtores da região. O cabaz tem cerca de seis quilos e pode ser adquirido por 13 euros, na sede da Raia Histórica. Alexandre Ferraz, dirigente da associação, afirma que o Encontro Regional PROVE foi uma iniciativa que «a Raia Histórica trouxe a Trancoso, depois de ter passado por vários lugares do país», e que consiste na «divulgação da venda direta» do produtor ao consumidor final.
O responsável adianta que o projeto está inserido no âmbito da rede nacional da iniciativa PROVE e que «o que aconteceu em Trancoso foi o lançamento do núcleo local», tendo a Raia Histórica o objetivo de alargar o projeto aos «concelhos vizinhos».
No evento de apresentação do cabaz, o produtor que aderiu pôde também explicar os produtos aos consumidores, tendo sido realizada uma sessão de “showcooking” com o chef Rui Cerdeira sobre como confecionar refeições com todos os legumes e frutas, sem haver desperdícios. O encontro também teve uma sessão de conversa e perguntas, com Alexandre Ferraz a afirmar que a «mais-valia» apontada pelos participantes ao projeto é «a possibilidade de conhecer o produtor» e de «aceder a produtos frescos escolhidos no próprio dia ou na véspera e os receber logo no dia»
Trancoso junta-se assim aos territórios envolvidos na experiência PROVE, sendo o projeto “3C – Cooperar em Circuitos Curtos”, financiado pela Medida LEADER do PDR 2020, que resulta de uma parceria de seis Grupos de Ação Local, incluindo ADER-SOUSA (Felgueiras), ADREPES (Setúbal), ATAHCA (Vila Verde), DUECEIRA (Lousã), Leader Oeste (Cadaval) e a Raia Histórica (Trancoso).