Sociedade

Egitana é a maior loja de instrumentos de Portugal e está na Guarda há 50 anos

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Escrito por Sofia Pereira

A Egitana, a maior loja de instrumentos do país, comemora 50 anos de existência na Guarda. Atualmente é uma das maiores empresas do distrito que, diariamente, tem mais de 10 mil visitas no seu site. Situada na Rua General Pinto Monteiro, a Egitana emprega cerca de 30 pessoas.
A empresa foi fundada em 1974 por António Monteiro Igreja, pela esposa, Maria Genoveva, e por um tio, que davam aulas de música na cidade. O negócio foi crescendo aos poucos, vendendo «cada vez mais instrumentos, até meados de 2010/2014, quando a globalização da Internet fez com que as pessoas passassem a comprar mais online do que fisicamente», adianta Rui Ribeiro, diretor-executivo da loja de instrumentos guardense. Foi um momento decisivo para a Egitana, que conquistou o mercado nacional e está a dar os primeiros passos lá fora. «O nosso objetivo é sermos «a maior loja de instrumentos da Península Ibérica», aponta Rui Ribeiro. Este engenheiro informático é um dos responsáveis pelo «renascer» da Egitana, onde o pai trabalhou durante «muitos anos».
«Em meados de 2014/2015 a loja ia fechar porque não tinha condições para continuar na Guarda. Na minha profissão ajudei outras empresas a crescer através de lojas online e pensei porque não agarrar na Egitana para que o meu pai não ficasse sem trabalho, fazendo crescer este negócio ao invés de outros», recorda o agora empresário. Foi o que aconteceu. A nova geração da Egitana criou um site (www.egitana.pt) que leva o negócio a qualquer ponto do país, dinamiza um blogue e está presente em todas as redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube e TikTok). E os resultados não se fizeram esperar. Nos últimos cinco anos, a empresa passou de três funcionários para «mais de 30». Rui Ribeiro acrescenta que o último ano foi «de crescimento» para a histórica loja de instrumentos da Guarda e para melhor perceber o negócio o próprio CEO passou «por cada departamento, a fazer o que os meus colegas fazem».
A Egitana está organizada por várias secções – Assistência ao Cliente (a nível da pré-venda, qualquer dúvida pode ser esclarecida via telefone, email ou WhatsApp), Logística (receção e expedição diária de material), Pós-Venda (para trocas, devoluções ou até arranjo de material), Marketing (que diariamente produz conteúdos para as redes sociais) e Informática (para colocar o site a funcionar e a vender). Com 50 anos de existência, a Egitana é uma loja «conceituada» na Guarda, mas «nem todos sabem» o seu volume de negócio atual. «Durante muitos anos foi uma loja de rua, mas depois do investimento no online, há cerca de meia dúzia de anos, somos a maior loja de instrumentos do país. Vendemos todos os dias para todo o país e também para Espanha, temos mais de 10 mil visitas distintas no site por dia, revela Rui o diretor-executivo.
O CEO realça também que «99 por cento dos nossos clientes estão fora do distrito da Guarda. Além de vendermos para todo o país, também vendemos para Espanha, sendo que o objetivo é ser a maior loja da Península Ibérica. Estamos a concorrer com grandes lojas do litoral, no Porto ou Lisboa, e aqui no interior conseguimos ser os melhores». Com a Egitana a crescer, a loja oferece «trabalho e oportunidade a muitas pessoas do distrito, para além de trazer muito movimento económico para a região», afirma Rui Ribeiro, sublinhando que a empresa, pelo protagonismo que tem vindo a conquistar no mundo dos instrumentos musicais, já se tornou mesmo «um ponto turístico» da cidade. «Há pessoas que vêm de Lisboa, Porto, Faro, entre outros sítios, à Guarda para nos visitar», indica.
O certo é que na loja da cidade mais alta não falta nada. «Temos os equipamentos mais vendidos a nível nacional, seja para iniciação ou profissionais. São 250 metros quadrados com guitarras elétricas, acústicas, pianos, baterias, cavaquinhos, concertinas, instrumentos de gravação e muito mais», desvenda Rui Ribeiro. A Egitana é atualmente a maior loja de instrumentos musicais do país e este crescimento deve-se em grande parte à aposta da equipa no digital. «Quando alguém procura instrumentos na Internet, com certeza que o site da Egitana vai aparecer e os clientes acabam por entrar no nosso website que tem fácil navegação e informação clara. Também as formas de pagamento são fiáveis através do MB Way ou outros meios digitais», destaca o empresário, que garante que «quem comprar até às 19 horas, no dia a seguir, às 9 horas da manhã, tem a encomenda em casa».
Esta rapidez «satisfaz» os clientes que, se tiverem algum problema, também têm um serviço de pós-venda dedicado, uma vez que a Egitana tem «sempre alguém a atender os clientes, mesmo à distância». A aposta na Internet passa também pelas publicações no canal de YouTube da Egitana, onde os clientes podem ver os produtos e «saber mais sobre os mesmos, o que está dentro da embalagem e as principais funcionalidades do equipamento». Todas as semanas são produzidos novos conteúdos de vídeo porque havia «uma lacuna» para quem comprava online. «Quando queriam saber mais informações sobre um equipamento tinham de pesquisar na Internet – e há que lembrar que não havia conteúdo em português», diz Rui Ribeiro, segundo o qual atualmente há vídeos da «maior parte dos produtos» para que o cliente perceba melhor o que está a comprar.
O diretor-executivo da Egitana admite que estes últimos anos foram de «dedicação ao trabalho, humildade e, acima de tudo, de reconhecimento das dificuldades». Estar na Guarda poderia ser um entrave ao crescimento, tanto pela densidade populacional, como pela interioridade, mas mesmo assim a Egitana conseguiu «chegar a todos os sítios», um objetivo alcançado com «grande orgulho» pelos irmãos Rui e Luís Ribeiro, que continuam empenhados em fazer crescer «a maior loja de instrumentos do país».

Egitana vai ter aplicação móvel

As apostas da Egitana no digital não se ficam apenas pelo online, nem pelas redes sociais. A empresa guardense «está sempre a inovar» e está a desenvolver uma aplicação para o telemóvel, popularmente conhecida por APP.
Segundo Rui Ribeiro, «ainda não há nenhuma aplicação de lojas de instrumentos, seja em Portugal ou Espanha, dedicada aos músicos para que possam analisar e completar o carrinho de compras». Para além da Península Ibérica, a Egitana pretende expandir o negócio para França e Itália, assumindo que o objetivo «é sempre internacionalizar e inovar».

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Sofia Pereira

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