A Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior (UBI), vai organizar o XIX FestUBI este fim de semana, de 12 a 14 de abril. O festival de tunas irá receber várias tunas de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do país, sendo o espetáculo principal na Faculdade de Ciências da Saúde às 21h.
As tunas que estão a concurso nesta edição são a Hinoportuna (Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo), a TUCP (Tuna da Universidade Católica Portuguesa do Porto), a TAIPCA (Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e Ave) e a EUL (Estudantina Universitária de Lisboa). O festival recebe ainda em extra concurso o Grupo de Fados da Associação Académica da Universidade do Minho e Sebastião Antunes (cantor) e Carlos Lopes (acordeão) do grupo Quadrilha.
A edição deste ano vai estar associada à Liga Portuguesa Contra o Cancro, devido à Tuna Académica da UBI ter perdido no início deste ano letivo um dos seus elementos para a doença, dizendo a Desertuna que «esperamos, assim, homenagear o nosso “Tonixa” e preencher um pouco do vazio deixado pela sua ausência».
Na sexta-feira, dia 12, haverá ainda uma Noite de Serenatas na Praça do Município da Covilhã, pelas 21h30, e a 11, 12 e 13 de abril haverão as after-party “Festas da Raposa” na Companhia Club.