Especial 24ºaniversário O INTERIOR

O INTERIOR é o jornal com maior reputação do interior do país

Img 3959
Escrito por Luís Martins

O INTERIOR continua a ser o meio de comunicação social do interior do país com melhor reputação global, segundo o ranking divulgado pelo SCImago Media, que analisa a notoriedade, o reconhecimento e a reputação da imprensa em todo o mundo. Na análise são contabilizados 4.920 média (de todo o mundo), sendo que 54 são portugueses.
O jornal O INTERIOR está classificado no 18º lugar (entre os media nacionais) – exatamente na mesma posição do ano anterior. «Estamos entre os melhores jornais» refere o diretor do jornal, para quem estar no «o 18º lugar entre todos os jornais de Portugal é motivo de grande satisfação». Para Luís Baptista-Martins «a comunicação tem uma grande importância na sociedade. O jornalismo é um pilar básico da Democracia» e, apesar das dificuldades porque passa a imprensa e em especial a imprensa regional, «as elites, as pessoas mais letradas e com mais formação vão continuar a ler jornais, poderão mudar de suporte, do papel para o digital, mas vão continuar a quere estar informadas com rigor».
Por isso, o diretor de O INTERIOR considera que a crise dos média já vem «de há muito tempo. Vendem-se menos jornais em papel, há novos suportes, novos meios e plataformas a considerar, mas também há recursos financeiros que têm de ser alocados à Comunicação Social, nomeadamente apoios públicos, pois os jornais e rádios prestam um serviço público» e «terá de haver uma reforma que passe, por exemplo, por uma taxa sobre smartphones ou tablets» que são os suportes mais utilizados em termos digitais. «Não é para ficarmos em bico de pés, mas não podemos deixar de nos regozijar» pelo 18º lugar no ranking nacional de notoriedade da comunicação social.
Já no que toca à classificação mundial, ou seja, no ranking global, o semanário da cidade mais alta, encontra-se no 2.734º lugar, com uma pontuação de 36,75 – encontrada através de quatro critérios: Pontuação de Autoridade, em que o semanário conseguiu 31 pontos; Classificação de domínio (39), Fluxo de Citação (36) e Fluxo de Confiança (41). O pódio português é ocupado (por esta ordem) pelos diários “Público” (261º do mundo); o “Correio da Manhã” que ocupa o 325º lugar mundial e, o “IOL” em 541º lugar do mundo, seguidos por “Diário de Notícias” e “Observador”. Já o ranking mundial é encabeçado pelo jornal americano “USA Today”, seguido do também americano “The New York Times” e do inglês “The Guardian”.
Se olharmos para os meios de comunicação que fazem parte da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), para além do jornal O INTERIOR, estão classificados o portal “Beira.pt”, em 24º lugar do ranking nacional (3052 do ranking global); em 28º lugar aparece o “Jornal do Fundão” que ocupa também o 3231 lugar mundial. No ranking ainda está incluído o “Terras da Beira”, desaparecido em janeiro de 2023 e, por isso, mereceu a análise dos investigadores. A SCImago Media é uma iniciativa independente de grupos de media que nasceu como uma nova frente de desenvolvimento do SCImago Lab, juntamente com pesquisadores proeminentes das universidades de Granada, Navarra e Pompeu Fabra de Barcelona, para análise mundial à comunicação e imprensa.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply