Cerca de 130 alunos do 5º ano da escola de Santa Clara, na Guarda, plantaram na manhã desta sexta-feira, cerca de 300 árvores na zona envolvente da Torre de Menagem.
Esta ação de reflorestação foi promovida pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) em colaboração com oito municípios que plantaram 1.600 espécies autóctones como o carvalho negral, carvalho alvarinho, azinheira, entre outras.
Cada árvore está associada a um padrinho ou madrinha que a apadrinhou através da ação Verde Puro promovida em 2023, durante a realização da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. O objetivo é «cativar pessoas para o território», revela António Miraldes, 1º Secretário Executivo da CIMBSE. A iniciativa foi designada de “Verde Puro”.
As ações de reflorestação decorreram simultaneamente nos municípios de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas e Trancoso. No dia 22 de fevereiro é em Celorico da Beira. Cada autarquia recebe cerca de 300 árvores. Na BTL’24, os visitantes terão novamente a oportunidade de apadrinhar, gratuitamente, uma árvore autóctone no território.