A Salsicharia Pirezas, na freguesia de Maçainhas (Guarda) foi novamente premiada no 14º Concurso Nacional de Enchidos Tradicionais Portugueses. A morcela voltou a ser distinguida com a medalha de ouro e o farinheiro recebeu o galardão máximo pela primeira vez.
Com dois enchidos tradicionais entre os melhores de Portugal, José Lúcio, da Salsicharia Pirezas, que conta já com 51 anos de existência, admite que é «um orgulho» ser reconhecido e que este reconhecimento «já se está a tornar um hábito». O responsável acrescenta que estas distinções nacionais só são possíveis com uma produção «assente em padrões de qualidade da matéria-prima, no profissionalismo e na muita dedicação da “grande equipa” que temos». São apenas três pessoas as responsáveis pela produção dos enchidos Pirezas. O próprio José Lúcio, Zélia Fonseca, e Rosa Cruz. «Todos na média dos 50 anos de idade», adianta.
Nesta empresa familiar a receita do sucesso passa de geração em geração. José Lúcio afirma que «não há segredos», mas ressalva que, «mesmo que transmita os conhecimentos que tenho, o produto final nunca vai ficar igual. Eu tenho uma forma de fazer e produzir e, venha quem vier, nunca fará enchidos iguais aos nossos», afiança. Isto porque há uma «receita base», mas também há o «toque e o gosto de cada um, que é intransmissível», sublinha José Lúcio.