Nos dois últimos fins-de-semana de fevereiro e no primeiro de março as amendoeiras voltam a dar flor no Douro e, para incentivar mais visitas à região nesta Primavera antecipada, a Comboios de Portugal (CP) e a Câmara de Vila Nova de Foz Côa voltam a promover a Rota das Amendoeiras em Flor com um percurso de comboio entre São Bento, no Porto, e o Pocinho, no município do norte do distrito da Guarda.
O trajeto inclui paragens em Ermesinde, Penafiel, Caíde, Régua e Freixo de Numão. Esta é uma parceria que «atrai pessoas ao território», considera João Paulo Sousa, autarca local, adiantando que a CP «traz comboios em direção ao Pocinho e, num curto espaço de tempo, vamos buscar os visitantes e levá-los a conhecer o Museu do Côa, o centro da cidade e o melhor que temos para oferecer». O edil fozcoense acrescenta que os visitantes ficam cerca de «seis horas no concelho» nesta altura da festa das amendoeiras em flor. Para além do património de Foz Côa, há também «recursos endógenos como o vinho, o azeite e a amêndoa. São produtos de excelente qualidade que temos obrigação de mostrar e promover junto destes visitantes e fazer com que venham mais», refere João Paulo Sousa.
Este ano, o município vai investir 300 mil euros nas festividades da amendoeira em flor, sendo esperados milhares de visitantes de todo o país e do estrangeiro. Assim, nos dias 17 e 18, 24 e 25 de fevereiro, bem como no primeiro fim de semana de março, a CP promove viagens entre o Porto e o Pocinho, a estação ferroviária mais próxima de Vila Nova de Foz Côa para dar a conhecer as amendoeiras em flor naquele concelho. Os comboios saem de São Bento, no Porto, pelas 7h20 e chegam ao Pocinho pelas 10h45. O regresso está marcado para as 17h14.