O Governo já recebeu luz verde da Comissão Europeia para avançar com o concurso público internacional para instalar fibra ótica nas regiões onde não existe cobertura. O procedimento é lançado esta terça-feira, em Belmonte, pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
O objetivo deste concurso é «permitir a um conjunto alargado de populações o acesso à internet», num investimento global de 425 milhões de euros que permitirá, sobretudo nos territórios do interior do país, o acesso à internet em banda larga, sendo que metade deste valor terá financiamento público (cerca de 150 milhões de euros dos Programas Regionais do Portugal 2030 e o restante provém de fundos nacionais).
Segundo o Governo, foram identificadas «mais de 400.000 habitações e edifícios de indústria de comércio e instalações agrícolas como não tendo cobertura de rede». A cerimónia de lançamento do concurso público internacional para a instalação de Redes de Banda Larga está marcada para as 15h30 no auditório do Museu Judaico, em Belmonte.