Claude Shannon

Escrito por António Costa

“Claude Shannon, nascido a 30 de abril de 1916, em Petoskey, no estado norteamericano do Michigan, foi um matemático e engenheiro americano considerado o pioneiro da teoria da informação.”

Neste espaço, têm sido apresentados, com frequência, cientistas menos conhecidos que desenvolveram trabalhos cruciais para a evolução do conhecimento científico, tanto na sua área de especialização, como noutras. Neste texto vamos olhar para um desses cientistas, de seu nome Claude Elwood Shannon.
Claude Shannon, nascido a 30 de abril de 1916, em Petoskey, no estado norteamericano do Michigan, foi um matemático e engenheiro americano considerado o pioneiro da teoria da informação. Durante a infância, Shannon revelou as suas inquestionáveis inclinações para as ciêncais matemáticas ao construir, sem ajuda, vários dispositivos, entre os quais se destaca um barco de controlo remoto e um telégrafo sem fios que lhe permitia comunicar à distância para casa de um amigo. De 1932 a 1936, Shannon estudou na Universidade de Massachusetts, onde obteve duas licenciaturas, em Matemática e Engenharia Eletrónica.

Ciencia

Depois, mudou-se para o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) e, durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou como criptógrafo nos laboratórios Bell (durante esse período teve oportunidade de intergir com Alan Turing).

Shannon continuou a trabalhar em investigação durante o resto da sua carreira e, em 1948, publicou, juntamente com Warren Weaver, a sua mais importante obra, “A Mathematical Theory of Communication”. Também é recordado por ter tido pela primeira vez a ideia de construir um programa capaz de jogar xadrez, num artigo publicado em 1950, e pelas suas contínuas vitórias no jogo de “blackjack”, em que conseguia aplicar com sucesso os princípios da teoria de informação.

Claude Elwood Shannon (1916-2001)
Créditos da imagem: Konrad Jacobs.

Sobre o autor

António Costa

Leave a Reply