A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciou no passado sábado, no Fundão, a abertura do aviso de financiamento para coberturas de Pomares e incentivos ao setor e à atração de jovens agricultores.
Maria do Céu Antunes mostra-se compreensiva com os estragos que o «granizo e a neve» provocam e, por isso, anuncia que «em Janeiro são apresentados os apoios para executar até 2027». Falamos em apoios de «financiamento para a instalação de novos pomares e novas coberturas, ou apenas da cobertura, ou apenas a instalação de pomares com novos sistemas».
Para além disso, a Ministra da Agricultura anunciou ainda a criação de «incentivos para atrair jovens agricultores que se instalei pela primeira vez em territórios» já no Orçamento do Estado para 2024. Entre as ajudas, Maria do Céu Antunes, anuncia «benefícios fiscais até 80 por cento» e «prémios de fixação em territórios de baixa densidade que podem chegar aos 75 por cento».
São «93 milhões de euros para investir, modernizar e inovar o setor agrícola», disse Maria do Céu Antunes no XXII Fórum Nacional de Apicultura, no passado sábado, no Pavilhão Multiusos do Fundão.