O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública da Guarda alcançou o seu 139.º aniversário no dia 22 de outubro, mas é esta terça-feira que a habitual cerimónia solene acontece.
Ao longo do dia de hoje todas as comemorações decorrem em Gouveia. O dia começou com o hastear da bandeira nacional nas esquadras da Guarda e Gouveia e segue-se uma missa «por intenção da PSP, onde serão relembrados os elementos do Comando falecidos», adianta a PSP em comunicado enviado a O INTERIOR.
Às 10H15, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Gouveia realiza-se a cerimónia solene, que culminará, «caso as condições atmosféricas o permitam, com o descerramento da placa “Largo dos Quadrilheiros”, nova toponímia da cidade, onde a Câmara Municipal de Gouveia homenageia a Polícia de Segurança Pública».
A área de responsabilidade territorial do Comando Distrital da PSP da Guarda engloba a cidade da Guarda, sendo também a capital de distrito com 40.155 habitantes, e a cidade de Gouveia com 12.222 habitantes, segundo os resultados definitivos dos últimos Censos realizados.
O Município de Gouveia conta com a presença do Comando Distrital da PSP da Guarda desde 28 de janeiro de 1951 e desde aí que os Polícias da Esquadra de Gouveia têm garantido a segurança da cidade e de todos os cidadãos ao longo destes 72 anos.