Um turista inglês morreu na segunda-feira, em Manteigas, após sentir-se mal durante uma caminhada realizada à tarde, período em que a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Guarda esteve inoperacional
por não haver médico na equipa escalada nessa tarde.
De resto, a VMER parou novamente na manhã desta terça-feira mas devido a uma avaria mecânica, estando previsto que fosse substituída durante o dia por uma viatura vinda do Porto. Pedro Ventura, adjunto de coordenação da VMER da Guarda, adiantou que a paragem ficou a dever-se a um problema relacionado com os travões e que o veículo teve de ir para reparação. O médico acrescentou que a inoperacionalidade da VMER por falta de médicos continua a ser um problema na Guarda. «Este mês temos 20 por cento dos turnos inoperacionais. Num total de 90 turnos, há 17 em que a viatura estará inoperacional por falta de médico», exemplificou.
Pedro Ventura adiantou que as escalas de serviço são feitas com 15 médicos, apesar da Unidade Local de Saúde da Guarda ter cerca de 40 médicos com curso para as realizar.