Cultura

Lídia Jorge é a vencedora do Prémio Eduardo Lourenço 2023

Image
Escrito por Sofia Pereira

A escritora Lídia Jorge é a vencedora do prémio Eduardo Lourenço 2023. O anúncio foi feito esta manhã, no Centro de Estudos Ibéricos, na Guarda, pelo presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa.

Lídia Jorge é uma das escritoras portuguesas que «afirmaram a presença feminina no campo literário (testemunho que assume ter recebido de Agustina Bessa Luís, Prémio Eduardo Lourenço 2015), tendo sido reconhecida com os principais prémios literários de língua portuguesa, vários prémios europeus e da América Latina».

A vencedora foi escolhida por um júri constituído pelos membros da Direção do Centro de Estudos Ibéricos (Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Reitor da Universidade de Coimbra e Reitor da Universidade de Salamanca, membros das Comissões Científicas e Executiva do CEI e por Maria de Lurdes Fernandes e José Augusto Cardoso Bernardes da Universidade de Coimbra e María Ramona Dominguez Sanjurjo e Francisco Gómez Bueno, da Universidade de Salamanca.

Por «unanimidade», segundo o presidente da Câmara da Guarda, decidiram que Lídia Jorge recebe o 19º prémio Eduardo Lourenço.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply