Viajar alarga horizontes, exercita a mente e descansa o corpo. Seja em Portugal, em Itália, em Moçambique ou no longínquo arquipélago de Kiribati no Oceano Pacifico, o que não faltam são pontos de interesse que, conforme as preferências individuais, transformam esses destinos nos melhores lugares para passarmos as nossas férias de verão em 2023.
Apesar do destino ser sempre uma escolha individual, existem locais que, pelas suas características, deixam mais água na boca e vontade de partir do que outros, especialmente quando o verão aperta.
Neste momento estará a pensar que o sonho comanda a vida, mas o dinheiro é dono da carteira que não acha muita piada a umas férias nos melhores destinos de verão 2023. Se esse é o caso, não há razão para ficar em casa, já que existem formas de financiamento criadas em específico para financiar as suas férias.
Uma das mais utilizadas é o crédito para férias que, no caso da Credibom, instituição galardoada este ano com os prémios “Escolha do Consumidor” e “Marca 5 Estrelas” pelos consumidores portugueses, que nos oferece montantes que variam entre os 3 mil e os 10 mil euros, prazos de reembolso de 12 a 60 meses e taxas desde 9,55% para a TAN e desde 13,81% para a TAEG que nos levam diretamente para a pota de embarque.
Financiamento resolvido, basta fazer as malas, pegar no passaporte e deliciar-se com um dos cinco melhores destinos de férias de verão 2023 que temos para lhe apresentar.
Melhores destinos de férias para o verão 2023
• Açores
Começamos o nosso périplo por um dos mais belos e entusiasmantes locais não só da Europa, mas também do planeta: a Região Autónoma dos Açores.
Natureza exuberante, lagoas de água quente de onde não nos apetece sair, boa comida e melhor vinho (o do Pico é a não perder) e gente acolhedora fazem dos Açores uma perdição para os sentidos que apaixona quem visita as suas 9 ilhas e com o ponto positivo de estar apenas a duas horas de avião de Portugal Continental.
• Albânia
Outrora conhecido como o país mais fechado do mundo, a Albânia tem registado um crescimento extraordinário nos últimos anos que a leva, hoje em dia, a ser um dos destinos de férias mais apetecidos do velho continente.
Os mil e uns bunkers que, na sua paranoia securitária, Enver Hoxha plantou nas praias, nas cidades e nos campos para preparar a Albânia para uma possível invasão, são hoje uma memória distante do período comunista, mas uma memória em que o turista pode pernoitar, já que estas estruturas defensivas tornaram-se num verdadeiro ícone do turismo albanês.
Contudo, nem só de bunkers vive a Albânia e a prova viva disso é a fantástica Riviera albanesa, onde se aninham centenas de fabulosas praias, muitas delas ainda intocadas, com a sua água turquesa e brancos areais encimados pelas imponentes montanhas que pontuam o país.
• Samaná (República Dominicana)
Por voo direto entre Lisboa e a República Dominicana chegamos a um dos locais mais badalados de 2023: Samaná.
Praias pouco exploradas, areia branca, palmeiras e um mar turquesa que convida ao mergulho, são o cartão de apresentação desta zona caribenha, mas os pontos de interesse não se ficam por aí.
Observação de baleias, o fantástico Salto Del Limón, queda de água com 40 metros de altura à qual se acede de cavalo por um trilho de mato e pedras com 2 km e o Parque Nacional de Los Haitises onde se poderão observar pequenas ilhas, mangais e milhares de aves marinhas são pontos a não perder de vista numa visita a Samaná.
• Costa Esmeralda – Sardenha (Itália)
Não é à toa que algumas das decisões-chave da política italiana dos anos 90 e 2000 foram tomadas durante as férias que, religiosamente, levavam Sílvio Berlusconi à costa Esmeralda, nome que vem da cor das cálidas águas que a banham.
Rica em praias de tirar o fôlego, como no caso da “Praia do Príncipe”, a Costa Esmeralda, faixa de costa com cerca de 20km de extensão na ilha da Sardenha, é um dos locais mais reservados do continente europeu que lhe vai garantir o sossego de que necessita para recarregar energias.
Apesar da sua beleza natural, rica gastronomia e local de eleição para desportos aquáticos, como o snorkel, esta zona da Sardenha é cara, o que pode exigir uma carteira mais recheada. Pode, em contraponto, montar arraiais na zona mais barata da ilha, alugar um jipe e partir à descoberta da onírica Costa Esmeralda.
• Bijagós (Guiné-Bissau)
Acabamos este périplo pelos melhores destinos de férias para o verão com um local, a todos os níveis, fabuloso.
Situado na foz do rio Geba, este antigo delta convertido em arquipélago pela natureza, é composto por 88 ilhas, ilhéus e ilhotas que são Reserva da Biosfera da UNESCO e abrigam uma biodiversidade única no mundo enquadrada por um cenário natural pontuado por praias deslumbrantes e uma população generosa e acolhedora.
Para além do fator natureza, aconselhamos vivamente uma visita a Bolama onde, entre as poeirentas estradas, se aninham decadentes edifícios da época colonial que parecem completamente deslocados no cenário e até um monumento mandado erigir por Mussolini em homenagem aos cinco aviadores italianos que tentaram atravessar o Atlântico em 1930 e acabaram por cair durante a descolagem da ilha após uma pausa para reabastecimento.