Alguns dos melhores blues contemporâneos passam pela Guarda por estes dias para mais uma edição do Festival de Blues, que vai decorrer na Praça Velha entre esta quinta-feira e domingo.
A primeira noite é do norueguês Eric Slim Zahl & The South West Swingers, que traz à cidade mais alta um repertório com muitas influências de swing e rockabilly. Na sexta-feira o palco fica entregue ao projeto português El Pavoni & The Moonshine Tones, liderado pelo baixista Ruben El Pavoni e que privilegia a fusão dos blues e do rockabilly. No sábado acontece o concerto do cabeça de cartaz desta edição, o José Ramirez Band (na foto), grupo norte-americano considerado uma das revelações dos blues contemporâneos. Em 2021, ano de estreia do projeto, foi nomeado para “Best Emerging Artist” nos Blues Awards e obteve um segundo lugar no “Internacional Blues Challenge”, em Memphis.
O festival termina no domingo com os portugueses Budda Power Blues Collective. Especializado na sonoridade de New Orleans e nos clássicos das editoras Stax e Chess Records, o grupo de Braga é uma das mais importantes bandas de blues nacionais há 20 anos e desta vez apresenta-se em formato de sexteto, com os contributos de João Martins (saxofone), Rui Pedro Silva (trompete) e João Andressen (harmónica). A organização é da Câmara da Guarda, através do TMG, em parceria com a BB Blues Portugal, a mais antiga e experiente associação de blues nacional. Os concertos têm hora marcada para as 21h30 e são de acesso gratuito.