Cultura

José Ramirez Band é destaque do Festival de Blues da Guarda

Blues
Escrito por Efigénia Marques

Alguns dos melhores blues contemporâneos passam pela Guarda por estes dias para mais uma edição do Festival de Blues, que vai decorrer na Praça Velha entre esta quinta-feira e domingo.
A primeira noite é do norueguês Eric Slim Zahl & The South West Swingers, que traz à cidade mais alta um repertório com muitas influências de swing e rockabilly. Na sexta-feira o palco fica entregue ao projeto português El Pavoni & The Moonshine Tones, liderado pelo baixista Ruben El Pavoni e que privilegia a fusão dos blues e do rockabilly. No sábado acontece o concerto do cabeça de cartaz desta edição, o José Ramirez Band (na foto), grupo norte-americano considerado uma das revelações dos blues contemporâneos. Em 2021, ano de estreia do projeto, foi nomeado para “Best Emerging Artist” nos Blues Awards e obteve um segundo lugar no “Internacional Blues Challenge”, em Memphis.
O festival termina no domingo com os portugueses Budda Power Blues Collective. Especializado na sonoridade de New Orleans e nos clássicos das editoras Stax e Chess Records, o grupo de Braga é uma das mais importantes bandas de blues nacionais há 20 anos e desta vez apresenta-se em formato de sexteto, com os contributos de João Martins (saxofone), Rui Pedro Silva (trompete) e João Andressen (harmónica). A organização é da Câmara da Guarda, através do TMG, em parceria com a BB Blues Portugal, a mais antiga e experiente associação de blues nacional. Os concertos têm hora marcada para as 21h30 e são de acesso gratuito.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply