Em dia de aniversário a programação da Rádio Altitude é especial e dedicada a todos os que, de alguma forma, têm e tiveram ligação à rádio local mais antiga do país. Para 29 de julho, este sábado, há música, poesia, jogos tradicionais, entrevistas, programação especial e, no final do dia, um espetáculo comemorativo dos 75 anos do Altitude.
Às zero horas do dia 29 vai ouvir-se o sinal horário com a célebre “moca” que antigamente assinalava as horas no Altitude e, logo a seguir, os colaboradores vão cantar os parabéns em direto. Pela manhã, a partir das 6h30 vai ser retransmitido o “Sarau Cultural – Abril no Altitude”, espetáculo organizado pela Rádio para marcar o último 25 de Abril que esgotou o grande auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG).
Durante o dia a Rádio Altitude vai estar em direto de vários pontos da cidade mais alta para ouvir o que têm a dizer os guardenses da rádio local mais antiga do país. A partir das 11 horas, a transmissão é feita a partir da Praça Velha, estando marcado novo direto para as 15 horas para conhecer e experimentar o mundo dos jogos tradicionais, no Paço da Cultura, com a participação da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda. Haverá novo direto pelas 15h40, mas já na zona do Jardim José de Lemos, uma vez mais, com a participação dos guardenses.
Depois do primeiro noticiário da manhã, pelas 9h45, os “Discos Pedidos” estão de volta com Carina Fernandes. Para participar pode ligar para o número móvel da Rádio Altitude (927 226 614) e pedir um disco ou enviar um áudio para o WhatsApp com a música que pretende ouvir e o nome da pessoa a quem quer dedicar.
O “Provedor do Ouvinte”, de Helder Sequeira, vai ser especial e transmitido às 11h15, desta vez, com testemunhos de antigos jornalistas e colaboradores da emissora. À tarde, pelas 16 horas, as emissões do Altitude continuam a cargo de Helder Sequeira com o novo programa de “Discos Pedidos”.
As comemorações dos 75 anos da Rádio Altitude prosseguem à noite, a partir das 21 horas, no pátio do Paço da Cultura com um programa recheado. Tudo começa com uma atuação livre de B.Riddim, que antecede o grupo de intervenção cultural “Reflexo Imperfeito”, constituído por Luís Baptista-Martins, Albino Bárbara, Pedro Correia, Alexandre Gonçalves e Daniel Lucas. O projeto estreou-se no “Sarau Cultural – Abril no Altitude”, no TMG, e desta vez apresenta ao público a declamação de poemas de Mário de Sá Carneiro, Ernesto Melo e Castro e Álvaro de Campos (Fernando Pessoa), entre outros.
Cerca das 22h30 a jovem soprano Leonor Fantasia vai cantar os parabéns ao Altitude e de seguida o palco será do grupo guardense Rádio Mutante, para uma curta e enérgica atuação que finaliza o espetáculo comemorativo dos 75 anos do Altitude. A efeméride termina formalmente às 24 horas com a transmissão de uma mensagem do diretor da estação, Luís Baptista-Martins.
Mas as comemorações dos 75 anos da Rádio Altitude vão continuar para além do dia 29. No dia 14 de outubro haverá um almoço-convívio, aberto a todos os amigos da rádio e, no dia 21, será estreada a peça de teatro “Guarda a nossa Rádio”, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda.
A Rádio Altitude vai andar na rua em dia de aniversário
A partir das 21 horas, o espetáculo começa no Paço da Cultura com B.Riddim, Reflexo Imperfeito, Leonor Fantasia e Rádio Mutante