Os sons tradicionais vão estar em destaque até domingo no Sabugal, no âmbito do IberFolk, o primeiro Festival Internacional de Música e Tradições do Alto Côa.
O festival começa hoje, tendo como palcos a praia fluvial, durante o dia, e o castelo à noite. Para além de muita música, haverá ainda animação de rua, concertos, bailes, jogos tradicionais, “workshops” e actividades radicais. A iniciativa é organizada pela Câmara local, com o apoio da Transcudânia, para «dinamizar e trazer mais visitantes ao concelho», refere Matilde Cardoso, da organização.
Como o nome indica, o IberFolk tem por objectivo dar a conhecer as raízes da música tradicional do concelho raiano e do país, mas também de Espanha e França, assim como toda a sua história e património, natural ou histórico. No entanto, uma das preocupações dos promotores é também a abordagem do quotidiano rural e a sensibilização dos públicos presentes para questões de ordem paisagística e ambiental do município. O festival começa esta tarde, pelas 16 horas, com a recepção dos festivaleiros e um “workshop” de gaita-de-foles, seguindo-se animação de rua com os gaiteiros da Companhia Ançã. A acção muda-se à noite para o castelo, onde se realizam os concertos dos Chuchurumel, da Banda Filarmónica da Bendada e um baile com o grupo “Diabo a Sete”. Amanhã, logo pela manhã, há actividades radicais como tiro ao arco, escalada e “slide”, entre outras. O programa contempla ainda animação de rua com o “Fole de Gaitas” e, à noite, o destaque vai para a actuação dos grupos Galandum Galundaina e Tradere (Castela e Leão). Nos dias seguintes os destaques vão para Enrique Cordero e a sua mostra de instrumentos da Extremadura (Espanha), para os concertos dos grupos Fol&Ar e Parasol (sábado), Toque de Caixa e Dazkarieh (domingo).
Ainda no fim-de-semana realizar-se-ão dois “workshop” de danças tradicionais europeias, por Isabelle Guerbigny, e outro de adufe, pelas Adufeiras de Monsanto. A festa continua com animação de rua pelos “Grallers de L’Acord” (Catalunha) e Fole de Gaitas. No sábado acontece igualmente um passeio pedestre à aldeia de Malcata que termina com um almoço de comida beirã (javali, cabrito, enchidos e sopa caseira), que terá o custo de €15 por pessoa. A concentração está marcada para a praia fluvial e é necessário a participação mínima de 20 pessoas. Já no domingo realiza-se um passeio a Sortelha em tractor. Irão ainda actuar vários grupos da terra durante o fim-de-semana como o Grupo Etnográfico do Sabugal, Grupo Coral e Cantares do Sabugal, Ranchos Folclóricos da Rebolosa, Vila Boa e Sortelha e haverá ainda um pequeno festival de Acoreão e Tocadores do Realejo. A organização tem as melhores expectativas em relação ao evento, pois «há muita gente a inscrever-se», refere Matilde Cardoso, esperando entre 1.500 e dois mil visitantes. Os participantes terão à sua disposição um parque de campismo, com duches e casas de banho, e «todas as condições necessárias para passarem um fim-de-semana de qualidade», afirma a responsável pelo evento.