Sociedade

A “Saúde sai à rua” durante os meses de Verão na Guarda

Dsc 4536
Escrito por Efigénia Marques

A Secção Subregional da Guarda da Ordem dos Médicos organiza ao longo dos meses de Verão o projeto “Saúde sai à rua”. Todas as sessões irão decorrer das 18h30 às 20h30 no claustro do Museu da Guarda.
A primeira iniciativa acontece já esta quarta-feira para falar sobre temas como o afogamento, cuidados na pele, cuidados nutricionais e a importância da consulta viajante. A segunda sessão decorre a 1 de agosto e será dedicada ao cancro do pulmão. O terceiro e último encontro está agendado para 6 de setembro e terá como temática a “Saúde vai à escola”, sendo abordadas questões como o “bullying”, a violência no namoro e o consumo de drogas. «Vão ser sessões leves, práticas, dinâmicas e para quais a entrada é livre e gostaríamos de contar com a presença de todos», convida a organização em nota enviada a O INTERIOR.
Ainda no mesmo documento, a secção guardense da Ordem dos Médicos dá nota de reuniões com a administração da Unidade Local de Saúde da Guarda e com a autarquia, que «demonstraram vontade em querer melhorar a oferta e a qualidade dos cuidados de saúde» na região e no concelho. «Nestas reuniões partilhamos também as nossas ideias, e algumas dúvidas que nos foram chegando, assim como permitiram ouvirmos as dificuldades/constrangimentos sentidos pela administração. Abordamos a organização do Hospital, desde a Urgência, o Internamento, a Consulta Externa até aos Cuidados de Saúde Primários. Mas também o problema dos tempos de espera, das vagas dos internamentos e das vagas “sociais” no internamento ou a carência de médicos de especialidades médicas», lê-se no documento.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply