Arquivo

Lojas “Ponto Já” vão ser instaladas na Covilhã e Fundão

Estruturas vão ser montadas em Setembro e Outubro

O Instituto Português da Juventude (IPJ) vai inaugurar lojas “Ponto Já” nas cidades do Fundão e da Covilhã em Setembro e Outubro, respectivamente.

As lojas “Ponto Já” são espaços para ponto de encontro de jovens. Dispõem de computadores para acesso à Internet, equipamento multimédia, sala de estudo, biblioteca e serviços de aconselhamento nas áreas jurídica, vocacional e da sexualidade.

Até ao momento, a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto abriu 18 Lojas nas capitais de distritos, nomeadamente nas instalações das delegações regionais do IPJ.

«Foi estabelecido um critério pela tutela: abrir as primeiras lojas nas sedes do IPJ. Agora, avançamos para as outras cidades mais populosas, na região da Cova da Beira», que no caso do distrito de Castelo Branco são Covilhã e Fundão, explicou Miguel Nascimento. No Fundão, a abertura do espaço está prevista para o mês de Setembro, nas instalações da Biblioteca Eugénio de Andrade, «numa área onde não será necessário fazer grandes alterações para instalar a loja», acrescentou.

Já na Covilhã, a loja “Ponto Já” vai aproveitar instalações abandonadas no edifício do Mercado Municipal, o que vai obrigar «a mais alguns trabalhos a serem realizados pela Câmara Municipal», referiu o delegado do IPJ.

Segundo explica aquele responsável, todas as lojas têm uma imagem e equipamentos comuns, instalados pelo IPJ. Funcionam entre as 9h00 da manhã e as 20h00, sem interrupções, sendo que nas lojas que vão agora abrir «cabe às câmaras garantir os recursos humanos para o respectivo funcionamento».

Na última reunião camarária, Carlos Pinto mostrou-se reticente quanto à promessa de se instalar a Loja “Ponto Já”na Covilhã em Outubro. «Há mais de um ano que a loja ainda não viu a luz do dia», disse o autarca, referindo-se ao facto do equipamento ter sido protocolado ainda na governação PSD/PP. «Em vez de ser “Ponto Já” é “Daqui a Pouco”», ironizou.

De resto, recordar que a loja existente no IPJ de Castelo Branco foi frequentada no último mês de Maio por cerca de nove mil jovens, segundo os últimos números recolhidos por aquela estrutura.

Sobre o autor

Leave a Reply