O Aforista Reserva Branco de 2021 é o melhor vinho da Beira Interior. A revelação foi feita no sábado em Marialva (Mêda), onde decorreu a gala de entrega de prémios do 16º Concurso de Vinhos da Beira Interior, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI).
O júri, presidido por Aníbal Coutinho, foi unânime ao distinguir o produtor de Pinhel. O vinho Adega 23 Branco 2020 venceu o prémio de Melhor Vinho no Feminino e o Bal da Madre Biológico Rosado de 2022 venceu a categoria de “Melhor Imagem”, enquanto o Souvall Rosado de 2022 ganhou na “Melhor Imagem no Feminino”. Este ano foram atribuídas 17 medalhas de ouro e 11 de prata (ver quadro). O concurso, cujas provas decorreram na Guarda de 19 a 20 de junho, contou com a participação de 92 vinhos de 34 produtores da região. A gala de entrega dos prémios juntou cerca de 250 pessoas, entre elas a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que enalteceu o trabalho dos produtores e da CVRBI na melhoria dos vinhos da região. «O território tem beneficiado do trabalho e da revolução que Rodolfo Queirós e a CVRBI têm feito. A Beira Interior tem vindo a afirmar-se em todo o mundo fruto deste trabalho, mas também dos produtores e dos autarcas», disse a governante.
A ministra salientou ainda a «enorme importância» do setor vitivinícola para a criação de riqueza na região, para a captação de novos investimentos e para a fixação de pessoas. «Mas é importante apostarem na tecnologia e associarem-se à academia para conseguirem minimizar os efeitos das intempéries nas produções», recomendou Ana Abrunhosa, que desafiou também os produtores a gerarem «rentabilidade com sustentabilidade».
Por sua vez, João Mourato, presidente da Câmara da Mêda, elogiou o evento, que aconteceu pela primeira vez no seu município, onde a Beira Interior se encontra com o Douro. «Esta cerimónia excedeu as nossas expetativas, tal como o evento “Há Beira e Douro”. São iniciativas que refletem o dinamismo dos produtores e viticultores da Mêda e também destas duas regiões vitivinícolas», afirmou o autarca, afirmando que na Mêda há vinhos «de muito boa qualidade, alguns dos quais foram premiados, somos um concelho com vinhos de grande projeção». Segundo João Mourato, «o Douro e a Beira Interior confluem para o desenvolvimento comum, que tem de haver neste setor, e isso está a acontecer». O edil medense aproveitou a ocasião para anunciar que a próxima edição do evento “Há Beira e Douro” vai decorrer na freguesia do Poço do Canto.