Esta sexta-feira o Teatro Municipal da Guarda recebe o VI Encontro Luso-Espanhol de Psicologia que terá como tema principal a acessibilidade e inclusão social. A abertura será feita pelo Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, pelo presidente do Consejo General de la Psicología de España, Francisco Santolaya e pelo presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa.
Ainda durante a manhã, Javier Arellano, diretor-geral dos Centros Assistenciais das Irmãs Hospitaleiras em Palência e Burgos, fala sobre “D (eficiência): Abraçar a diversidade e transformar a diferença em valor” e realiza-se uma Mesa Redonda com a participação dos psicólogos Jorge Pereira, Leonor Carvalho, Tomás Castillo e Ana Sánchez e moderação de Sofia Ramalho, vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Entre a programação há visitas à Casa de Saúde Bento Menni, à CERCIG – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados da Guarda e voltam a realizar-se conferências no TMG.
Alexandre Teixeira, psicólogo com Especialidade Avançada em Psicologia Comunitária, vem falar sobre uma Oficina transformadora “Cais Recicla”. Américo Nave, psicólogo a trabalhar com populações vulneráveis falará sobre “Pobreza(s): A pobreza, que abrange mais ausência(s) e escassez para além dos recursos materiais” e de seguida decorre uma mesa redonda com Isabel Soares, presidente da direção do ProChild CoLAB; a psicóloga Laura Vallejo Slocker e o professor na Facultad de Psicología de la Universidad Complutense de Madrid, Pedro Altungy Labrador, com a moderação de Tiago Pereira, membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses.