Desporto

Europeu e Nacional de motocross no final do mês em Fernão Joanes

Img 7086
Escrito por Efigénia Marques

Fernão Joanes volta a receber uma prova do Europeu Motocross de MX65 e MX85, bem como a segunda jornada do Nacional. Tudo no fim de semana de 27 e 28 de maio, no Crossódromo Internacional das Lajes.
Este ano, a Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes volta a melhorar a pista e o “paddock” e vai oferecer convites para os jovens do distrito com menos de 12 anos. «Fernão Joanes é reconhecida, pelo quinto ano consecutivo, como uma das melhores organizações no Europeu da categoria», disse Carlos Cruz, presidente da direção da coletividade, adiantando que a dupla jornada vai mobilizar 150 voluntários e profissionais. Outra novidade, mas pela negativa, é o fim da corrida de elites no Nacional de motocrosse, uma decisão da Federação que vai retirar espetacularidade à etapa realizada em Fernão Joanes, lamentou Marco Santos, diretor desportivo da prova. «Só temos a lamentar essa decisão, que acaba com uma corrida que era muito aguardada e juntava os 20 melhores pilotos de MX1 e MX2», disse o responsável.
Já as corridas do Europeu deverão contar com mais de 60 pilotos, que vão lutar pelos melhores resultados na aldeia do concelho da Guarda, cuja organização tem somado elogios da Federação Internacional de Motociclismo. Os treinos livres decorrem no sábado e as mangas competitivas serão realizadas no domingo. Como tem acontecido nos últimos anos, exceto em 2020 e 2021, Fernão Joanes será a capital do motocross durante dois dias, o que é de «grande importância» para a Guarda. «Este evento já não é só de Fernão Joanes, é da Guarda, é de todos. Com ele, estamos a promover a economia local e o turismo», destacou Diana Monteiro, vereadora da Câmara da Guarda.
A dupla jornada da modalidade foi apresentada nas instalações da empresa Premaq, um dos principais patrocinadores da prova. Para Vítor Dias, fundador da empresa, apoiar o desporto «faz parte do ADN da Premaq», que este ano atribuiu 50 mil euros a vários clubes da cidade, com destaque para a equipa de futsal Premag/ Guarda 2000, que conquistou a taça distrital. No caso de Fernão Joanes, trata-se de apoiar «a forma profissional como se têm organizado estas provas de motocross, evento que tem vindo a crescer», sublinhou o empresário.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply