Mais de 300 alunos do distrito da Guarda e Castelo Branco estão no Parque Urbano do Rio Diz, na cidade mais alta, a competir na fase regional do GiraVolei do desporto escolar. «Nesta final regional estão as melhores duplas do centro giravolei da Associação de GiraVolei da Guarda», segundo afirmou à Altitude Nuno Lemos, presidente da Associação de Voleibol da Guarda.
Nos últimos anos, com a pandemia, «tem havido altos e baixos», mas este ano «temos mais de 2500 alunos inscritos no projeto da Associação de Voleibol da Guarda, o que demonstra que o GiraVolei está vivo no distrito», explica o presidente da Associação de Voleibol da Guarda.
Nas fase regional de GiraVolei que está a ser disputada na Guarda está também o diretor técnico da Federação Portuguesa de Voleibol, Leonel Salgueiro, que lembra que o GiraVolei já existe «há 25 anos» e a Guarda tem sido «sempre» um dos concelhos que vai tem «desenvolvido o projeto pelo facto de ter sido criado para zonas como a cidade mais alta, onde o voleibol (na prática federada) não tem grande expressão». O diretor técnico mostrou vontade em criar equipas federadas na Guarda e pretendem «usar o GiraVolei como mecanismo. Há cerca de três mil atletas no distrito que acabam por estar ligados à modalidade através do GiraVolei».
Os vencedores do torneio apuram-se para a fase nacional da competição, que vai decorrer entre 17 e 18 de Junho, em Viana do Castelo, e é organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol.