O Guarda Unida Desportiva (GUD) já divulgou o calendário de provas para 2023, onde se destaca a Rampa da Guarda, que vai decorrer a 26 e 27 de agosto entre Valhelhas e o alto de Famalicão. Um projeto antigo que o clube conseguiu concretizar este ano e que vai ser candidatado ao Campeonato de Portugal de Montanha.
«Houve várias tentativas no passado e acabou por não se concretizar porque envolve uma grande disponibilidade de meios humanos e materiais. São muitas guardas de betão que vão ser instaladas naquele troço, que ficará mais segura uma vez que as guardas serão definitivas. Só com esta envolvência entre o clube e a Câmara da Guarda é possível esta prova», disse António Pissarra, presidente do GUD, para quem este ano estão reunidas «todas as condições» para realizar a Rampa da Guarda.
Além desta prova, o clube agendou uma dezena de competições, entre perícias, rampas e “drag races”, a realizar nos distritos da Guarda, Viseu, Vila Real e Aveiro. Entre as novidades está o Guarda Motor Show, em outubro, que envolve uma perícia automóvel, uma etapa do Nacional de Tuning, passeios de motas, motos e clássicos e um “mercadinho da miniatura”. Esta época o GUD volta a organizar provas que vão pontuar para os respetivos campeonatos nacionais, caso das perícias da Mêda (17 de julho) e da Guarda (17 de setembro), bem como o Guarda Drag Racing (23 de julho), mas também para o Racing Trophy das Beiras, de rampas, e o Troféu Raiano de Perícias.
«Este calendário é o mais ousado e mais amplo que alguma vez tivemos e vai-nos fazer subir algumas posições no ranking da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, na qual estamos filiados desde 2009», acredita António Pissarra, segundo o qual as principais dificuldades do clube são financeiras e de recursos humanos. «Contamos com as parcerias de algumas autarquias e só com a colaboração de muitas vontades e de muita carolice dos comissários desportivos do GUD é possível fazer estas provas», enaltece o dirigente, que, no futuro, ambiciona realizar um rali na região e até já lançou o desafio à Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. O calendário começa já no dia 7 de maio com a Rampa Regional de Almeida, na emblemática Estrada Nacional 16, na subida da Ponte de S. Roque até à saída para Castelo Mendo.