Região

Castelo Branco ultima candidatura a Cidade Criativa da UNESCO

Bordados
Escrito por Efigénia Marques

Até ao próximo sábado, a autarquia de Castelo Branco promove o I Encontro Internacional de Cidades Criativas e Desenvolvimento Sustentável na sequência da candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria de Artesanato e Artes Populares com o bordado de Castelo Branco.
Entre hoje e sexta-feira, o Centro de Cultura Contemporânea acolhe escritores, historiadores, jornalistas, políticos e especialistas de todo o mundo para «pensar o futuro com a criatividade como base para tudo». Paducah, uma cidade do Kentucky, nos Estados Unidos da América, é conhecida como “cidade das colchas” e estará representada em Castelo Branco «para explicar o projeto “Paducah Cidade Criativa” no artesanato e artes populares», adianta o município em comunicado enviado a O INTERIOR. Já Tétouan, o segundo maior polo económico de Marrocos, com «cerca de 6 mil unidades artesanais, vem recordar que o artesanato é uma atividade unificadora para as comunidades».
No I Encontro Internacional de Cidades Criativas e Desenvolvimento Sustentável vão estar ainda representantes do México, da Ilha de Brava (Cabo Verde) e de São Luiz do Paraitinga (Brasil). O país convidado para a primeira edição é a Ucrânia. A organização adianta que «a tecelagem era um ofício importante para todas as famílias ucranianas – as pessoas produziam linho, toalhas, xailes, capas para bancos e tapetes, entre outras coisas». Durante quatro dias, Castelo Branco vai estar no epicentro das Cidades Criativas da UNESCO. Em junho será entregue a candidatura à Rede na Categoria de Artesanato e Artes Populares – Bordado de Castelo Branco cujos desenhos têm uma simbologia própria: «A árvore da vida, pássaros, cravos, rosas, lírios, romãs ou corações», recorda o município.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply