O Sporting da Covilhã regressou ao último lugar da IIª Liga após perder em casa com o Estrela da Amadora no domingo passado, na 26ª jornada. O segundo classificado do campeonato venceu 2-0 e consolidou um lugar de acesso direto à Iª Liga, enquanto os serranos deram um passo atrás na luta pela permanência a oito jornadas do fim.
A partida começou equilibrada e podia ter tomado outro rumo aos 6’, quando os locais marcaram e viram o golo de Jaime anulado porque a equipa de arbitragem considerou que a bola não ultrapassou na totalidade a linha. A decisão foi muito contestada por adeptos e atletas, mas de nada valeu, antes pelo contrário, parece ter desconcentrado os “leões da serra”. Dez minutos depois foram os tricolores a abrir o ativo. Sebastián Guzmán lançou João Reis em profundidade e este não desperdiçou a primeira oportunidade do Estrela para fazer o 1-0. Os locais reagiram e, na sequência de um canto, Aponza não marcou por pouco. Pouco depois, foi Nuno Rodrigues que rematou à figura do guardião Brígido e desperdiçou uma ocasião soberana para repor a igualdade no marcador.
Como quem não marca sofre, o Estrela da Amadora aumentou a vantagem aos 35’ pelo ex-covilhanense Jean Filipe com alguma sorte à mistura. Após um canto, Mansour cabeceou e a bola foi bater nas costas do médio brasileiro, que desviou a trajetória para o fundo da baliza serrana. No segundo tempo, a equipa da Reboleira controlou o jogo, enquanto o Covilhã jogou à procura do golo, mas sem a objetividade necessária para ultrapassar a defesa tricolor. Traquina desperdiçou a meio da segunda parte e, pelos visitantes, João Silva ainda marcou, mas o golo foi anulado por posição irregular do avançado. A partida foi perdendo intensidade com o tempo e até ao apito final não houve mais jogadas dignas de registo.
A derrota faz do Sp. Covilhã novamente “lanterna vermelha” com 21 pontos, a dois do Trofense, vencedor do Farense nesta jornada, e do BSAD, que perdeu com o Torrense. Os comandados de Alex Costa estão ainda a sete pontos do Nacional, a primeira equipa fora da zona de despromoção. Este sábado, os covilhanenses têm outro adversário complicado já que visitam o Torreense, sétimo classificado.
___________________________________________________________________
Estádio José Santos Pinto, Covilhã
Sp. Covilhã -0
Bruno Bolas, Casagrande (Kukula, 67’), Jaime, Ângelo, Jorginho (Zé Tiago, 74’), Lucho, Nuno Rodrigues (Gildo, 67’), Zimbabwé (Cornélio, 80’), Traquina, Fatai e Aponza
Treinador: Alex Costa
Est. Amadora – 2
Brígido, Miguel Lopes (Rui Correia, 78’), Gaspar, Mansour, Jean Felipe (Hevertton, 84’), Guzmán, Vitó (Balbúrdia, 78’), João Reis, Ronaldo (João Silva, 67’), Kikas e Capita (Régis, 67’)
Treinador: Sérgio Vieira
___________________________________________________________________
Ação Disciplinar: Cartão amarelo para Aponza (13’), Ronaldo (42’), Vitó (47’), Fatai (60’), Hevertton (90’+3’) e Gaspar (90’+5’).
Árbitro: António Nobre (AF Leiria)
Árbitros assistentes: Nelson Pereira e José Mira
___________________________________________________________________
Golos: João Reis (16’), Jean Felipe (36’)