O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai formar técnicos superiores profissionais em São João da Pesqueira, no distrito de Viseu, na área da cozinha e da produção alimentar, para «fixar e atrair recursos humanos para o concelho».
Segundo o IPG, «o crescimento dos fluxos turísticos na região e da procura por serviços de restauração e hotelaria» está na origem deste primeiro Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) naquele município duriense.
O protocolo de colaboração para o funcionamento do CTeSP foi assinado esta quarta-feira por Joaquim Brigas, presidente do IPG, Manuel Cordeiro, presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira, e José Rodrigues, presidente da Associação de Desenvolvimento do Ensino e Formação Profissional do Alto Douro, proprietária da Escola Profissional do Alto Douro (ESPRODOURO).
A primeira turma do curso em cozinha e produção alimentar tem cerca de 20 alunos, que iniciaram as aulas esta semana na ESPRODOURO. «Muitos estudantes já trabalham na área de hotelaria e gastronomia. O objetivo é complementar a componente prática que já têm com a componente teórica e com técnicas mais modernas, cientificando-os com a certificação superior», sublinha o Politécnico guardense em comunicado enviado a O INTERIOR.