Em vez do Centro de Estágios de Alta Competição, a Guarda poderá vir a ter um «grande» complexo desportivo e de lazer. O ante-projecto prevê a sua localização para a zona envolvente das Piscinas Municipais. Mas, para que isso seja uma realidade, é preciso que o Plano Director Municipal (PDM) daquela zona seja revisto.
Numa altura em que o Centro de Estágios deixou de fazer parte das intenções do presidente da Câmara e das conversas com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, há outros projectos na calha. Como é o caso da requalificação do complexo das Piscinas Municipais em complexo desportivo municipal. Projecto que o autarca apresentou ao governante na última vez que esteve na Guarda, há cerca de duas semanas. «Há poucos espaços desportivos para lazer na cidade, aliás, deste género nem há nenhum», constata Joaquim Valente, edil guardense. Como o projecto ainda está numa fase embrionária, pois «não passa de uma intenção», o autarca prefere não revelar grandes pormenores. No entanto, o presidente adianta que poderá ser um «grande» complexo desportivo para jogos informais, com cerca de dois hectares, e será dotado de «campos de futebol devidamente apetrechados com relvados sintéticos», pois têm uma maior taxa de ocupação, entre outros equipamentos. O ante-projecto prevê dotar a zona envolvente das Piscinas Municipais de um espaço para prática desportiva e de lazer, mas «sem a componente da competição», refere. Segundo Joaquim Valente o novo complexo será «para todos os cidadãos utilizarem». Porém, há um problema chamado PDM, que «é preciso ser alterado», admite. Problemas à parte, «a ideia já foi lançada», garante, e se for para a frente será «um investimento muito significativo», realça o edil.
Recorde-se que o projecto do Centro Nacional de Estágios para a Guarda foi apresentado no mesmo dia da inauguração do Complexo das Piscinas Municipais, em Abril de 99, pelo então ministro-adjunto do Primeiro-Ministro, José Sócrates. Mas nunca passou de uma intenção. Depois esperou-se pelo financiamento para a sua construção, o que nunca aconteceu, nem com o governo de coligação PSD-CDS/PP. Pois a construção dos estádios para o Euro 2004 açambarcou a quase totalidade das verbas do Programa Operacional do Desporto. Nem agora com o Partido Socialista no governo. Aliás, numa das vezes em que o actual secretário de Estado da Juventude e do Desporto foi confrontado com este assunto, chegou mesmo a dizer que desconhecia por completo o projecto. Para agravar ainda mais a situação, o Centro de Estágios de Alta Competição apresentado em Fevereiro de 2003, localizado junto ao Instituto Politécnico da Guarda, surgiu com um orçamento superior em dois milhões de euros ao que estava previsto inicialmente. Para além da unidade de alojamento, que era tida como a sua estrutura base, o Centro de Estágios contemplava ainda a construção de cinco campos de ténis, três relvados de futebol, um deles com pista de atletismo de oito corredores, uma piscina olímpica, um pavilhão multiusos e ainda percursos pedonais e de bicicleta.
Patrícia Correia