Em 2020, o PayPal introduziu uma comissão de inatividade em alguns países para manutenção de contas inativas. Neste post, trazemos mais informações sobre essa modificação, mas, se estiver tendo alguma dificuldade, você pode falar com o departamento de apoio a clientes Paypal.
Taxa de inatividade
O PayPal é uma empresa estadunidense lançada em 1998 que atua no ramo de transferência de dinheiro entre particulares ou empresas. É uma plataforma digital de pagamentos que permite fazer compras pela internet e realizar transações internacionais.
No segundo semestre de 2020, entrou em vigor uma modificação dos contratos legais do PayPal, a partir da qual a empresa começou a cobrar uma taxa de inatividade de usuários cujas contas não são usadas há mais de 12 meses.
De acordo com a empresa, inatividade se refere a quando o usuário não fez login em sua conta do PayPal nem a utilizou para enviar, receber ou retirar dinheiro por 12 meses.
Atualmente, os afetados pela medida são os clientes com salto positivo – e a tarifa é descontada do próprio saldo. O teto máximo de cobrança é de 10 euros ou o saldo remanescente da conta se o valor disponível for mais baixo. A taxa não é cobrada de quem não tem dinheiro na conta.
A empresa envia uma notificação para os impactados para avisar sobre a taxa a ser cobrada. Os clientes têm o prazo de um mês para tomar medidas que evitem a cobrança – como comprar algum produto, sacar dinheiro da conta, enviar um valor para pessoas conhecidas ou fazer doações para organizações. Até mesmo fazer login na conta evita a cobrança da tarifa. Caso não haja nenhuma movimentação, a conta é eliminada depois de 60 dias.
Como evitar a taxa?
Para evitar a taxa de inatividade, a PayPal sugere as seguintes ações:
-
Inicie a sessão na sua conta
-
Faça um pagamento com PayPal
-
Envie valores para amigos ou familiares
-
Transfira dinheiro da sua conta
-
Doe a uma instituição de solidariedade
Se você não tem perspectiva de voltar a utilizar sua conta do PayPal, pode encerrá-la da seguinte maneira:
-
Primeiro, certifique-se de que não haja recursos em sua conta. Se houver, transfira-os eletronicamente para sua conta bancária ou peça um cheque para o PayPal (uma taxa de processamento será cobrada). Para encerrar a conta, você não pode ter saldo, problemas não resolvidos ou limitações.
-
Em sua conta, clique no ícone “Configurações”.
-
Em “Opções de conta”, clique em “Encerrar conta”.
-
Informe o número da conta bancária, caso seja solicitado.
-
Por fim, clique em “Encerrar conta”.
Caso você acesse sua conta pelo aplicativo móvel, faça o seguinte:
-
Acesse o aplicativo da PayPal.
-
Toque no ícone de Perfil localizado no canto superior esquerdo.
-
Role para baixo e selecione a opção “Encerrar sua conta”.
Quando você cancela sua conta, as solicitações de pagamento são automaticamente canceladas. Além disso, você também perde todos os códigos de resgate ou cupons que não foram usados.
Se tiver problemas ou dificuldades, não deixe de entrar em contato com o PayPal enviando um e-mail pelo site oficial da empresa ou ligando para o telefone. A empresa também disponibiliza um centro de apoio on-line para seus clientes e usuários